QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



20 de setembro de 2018

CONSULTORES APRESENTAM POSSÍVEIS TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2018

20/09 - A redação costuma ser motivo de preocupação para muitos estudantes que realizam a prova do Enem.

Para o exame que será realizado em novembro deste ano, o SAS Plataforma de Educação convidou dois consultores pedagógicos para elencarem possíveis temas de redação.

A prova costuma cobrar resolução de problemas reais. Para realizar a redação é fundamental exercitar habilidades específicas cobradas no exame. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, e a nota é baseada por cinco critérios. A pontuação máxima em casa categoria é de 200 ponto, o que totaliza mil pontos.

VEJA ALGUNS TEMAS QUE ESTÃO COTADOS:
– Sustentabilidade e reciclagem
As discussões acerca da reciclagem são recorrentes e podem vir a se tornar tema da redação do Enem 2018.

 Envelhecimento da população
Aumento da expectativa de vida, diminuição da taxa de natalidade e outros fatores demonstram um movimento chamado de inversão na pirâmide etária no Brasil. Por isso, não seria surpreendente se o Enem abordasse esse assunto.

– Atualização e profissões do futuro
Considerando o contexto de evolução da cultura digital e surgimento de novas tecnologias, é possível inferir que, dentro de alguns anos, haverá muitas novas profissões, e o que se conhece no âmbito profissional será bastante diferente para os antigos e novos trabalhadores.

– Fake News
A divulgação de notícias falsas tem sido apontada por especialistas como um mecanismo de controle social e essa pode ser uma boa linha argumentativa.

– Mobilidade urbana
O aumento populacional nos grandes centros e capitais brasileiras tem incentivado a iniciativa pública a investir e modernizar os meios de transporte.

– BNCC e falta de professores
O cenário educacional tem passado por profundas mudanças nos últimos anos e a necessidade de construção de uma Base Nacional Comum Curricular tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

– Doenças erradicadas e vacinas
Países europeus, Estados Unidos e inclusive o Brasil têm sofrido com o retorno de doenças que pareciam erradicadas, como sarampo e febre amarela.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário