QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



27 de setembro de 2018

CEARÁ É O QUARTO NO PAÍS EM TÍTULOS CANCELADOS POR FALTA DO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

27/09 - O Ceará é o quarto estado do Brasil em número de eleitores que tiveram o título cancelado. De acordo com dados dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2016 e 2018, 234.487 votantes tiveram o documento suspenso por não comparecer à revisão biométrica. O Estado fica atrás apenas de Bahia, São Paulo e Paraná.

A menos de duas semanas do pleito, cerca de 3,3 milhões de votantes não poderão comparecer às urnas. Com o novo sistema, o eleitor fará identificação com a digital e não apenas por o documento com foto. Dados mais atualizados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) apontam que 453.131 votantes, divididos em 129 municípios, tiveram o título cancelado. O POVO Online utilizou os dados do TSE que permite fazer comparativo com demais estados do País.

O Partido Socialista do Brasil (PSB) havia pedido uma liminar para evitar o cancelamento do título daqueles que não fizeram biometria, entretanto, a solicitação foi rejeitada nesta quarta-feira, 26, por maioria dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF). As informações são da Agência Brasil.

No pedido, a sigla argumenta que é inconstitucional as resoluções do TSE, em que determinam a suspensão do documento como punição aos que não realizaram cadastro biométrico dentro do prazo. Além do PSB, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) participaram da ação.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário