QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de agosto de 2018

TSE APROVA CANDIDATURA DE CIRO GOMES À PRESIDENTE DA REPÚBLICA

29/08 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  aprovou nesta terça-feira (28) o registro de candidaturaà Presidência de  Ciro Gomes (PDT). O pedido de registro foi aprovado pelos sete ministros da Corte. Por unanimidade, consideraram que a candidatura do pedetista cumpriu os requisitos da lei e não houve causa de inelegibilidade em relação aos candidatos, como condenações criminais por órgão colegiado (como exige a Lei da Ficha Limpa).

Na mesma sessão, os ministros também observaram a regularidade da convenção partidária que aprovou sua candidatura.

O TSE já aprovou as candidaturas de Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).

O TSE ainda deve julgar os registros de candidatura de: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias(Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (Democracia Cristã). Contra os três primeiros, foram apresentadas ao TSE contestações aos pedidos de registro de candidatura, mas ainda não há data marcada para análise.
AINDA NÃO APROVADAS

Preso desde abril deste ano, Lula é alvo de 16 contestações, por parte do Ministério Público, partidos, candidatos e cidadãos, por causa da condenação em segunda instância no caso do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato.

A candidatura de Alckmin é questionada por Henrique Meirelles sob alegação de que os seis partidos que compõem a coligação do tucano (PTB, PP, PR, DEM, PRB e SD) não teriam comprovado expressa concordância com a aliança.


Bolsonaro, por sua vez, teve a candidatura contestada por ser réu por suposta prática injúria e incitação ao crime de estupro. As ações penais decorrem de declarações sobre a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a quem Bolsonaro disse, em 2014, que “não estupraria a deputada porque ela não mereceria”.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário