QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



8 de agosto de 2018

08/08 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

08/08 - Algumas doenças silenciosas podem trazer grandes perigos para a saúde. Uma delas, o colesterol alto, não apresenta sintomas. Ele pode ser desenvolvido devido ao fator hereditário, mas pode ser agravado pelos hábitos de vida.

O colesterol elevado é importante fator de risco para aterosclerose, particularmente a doença coronariana, que se manifesta com a angina de peito e o infarto do miocárdio.

Quando se faz a dosagem do colesterol e suas frações, a avaliação do resultado é feita pelo médico de acordo com outros fatores de risco apresentados pelo paciente. Desta forma, a presença de sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, hábito de fumar, história familiar de infarto devem ser consideradas quando se determina o nível ideal de colesterol para cada paciente.

Manter um estilo de vida ativo e dieta pobre em gordura saturada contribuem para o tratamento e ajuda a manter as taxas do colesterol dentro do considerado adequado.

Vale lembrar que o colesterol tem funções importantes no organismo. Ele é transportado no sangue em partículas denominadas lipoproteínas. As com baixa densidade (chamadas de LDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol para as células onde é utilizado. As lipoproteínas de alta densidade (chamadas de HDL) retiram o excesso de colesterol da circulação levando de volta para o fígado.

Por isso o LDL é impropriamente denominado de "mau" colesterol, devendo ser reduzido quando em nível elevado. O HDL colesterol elevado revela eficiência da remoção do excesso de colesterol, sendo conhecido como "bom" colesterol.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário