QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



13 de agosto de 2018

TERMINA HOJE O PRAZO DO INSS PARA 179 MIL BRASILEIROS AGENDAREM PERÍCIA MÉDICA

13/08 - Termina nesta segunda-feira, dia 13, o prazo dado pelo INSS para que 178.933 titulares de auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez agendem uma nova perícia médica. Essas pessoas foram convocadas no dia 20 de julho, por meio do Diário Oficial da União, para fazerem revisões de seus benefícios por incapacidade, como parte do chamado pente-fino do órgão. O instituto tem convocado para novos exames aqueles com menos de 60 anos de idade e que estão há mais de dois anos sem passar por uma reavaliação médica. Essas pessoas devem entrar em contato com a central telefônica 135, para agendar o atendimento. Se não o fizerem, seus benefícios serão suspensos.

Segundo o instituto, na data marcada para a nova perícia, os segurados deverão apresentar toda a documentação médica de que dispõem (atestados, laudos, receitas e exames). A última palavra, no entanto, será do médico perito do INSS, a quem cabe avaliar a capacidade do segurado para o trabalho. Em muitos casos, os benefícios vêm sendo suspensos, levando os beneficiários à Justiça, na tentativa de manter os pagamentos.

O pente-fino do INSS nos benefícios por incapacidade teve início em 2016. Numa primeira etapa, o órgão deu prioridade à reavaliação dos auxílios-doença. Este ano, no entanto, voltou o foco para as aposentadorias por invalidez.

Cancelamentos 
Ao todo, o INSS já cancelou R$ 9,6 bilhões em auxílios-doença e aposentadorias por invalidez no pente-fino, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A previsão é que, até o fim do ano, sejam economizados mais R$ 15,7 bilhões com a continuidade da revisão.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário