QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de agosto de 2018

DESEMPREGO: A GRANDE MAZELA DOS BRASILEIROS


07/08 - Pesquisas de opinião vêm sendo realizadas há alguns anos, indagando aos entrevistados quais são suas maiores preocupações dentre as adversidades que enfrentam. Em geral, não existe muita variação nos resultados, com serviços públicos, como saúde e segurança, aparecendo com frequência nos primeiros lugares.

Entretanto, diante disso, o alto índice de pessoas citaram o desemprego como uma das principais mazelas do País na pesquisa mencionada.

Observou-se também que, nos últimos dois anos, grande parte dos que ficaram desempregados eram trabalhadores de carteira assinada e aqueles que conseguiram se recolocar em atividades que lhes oferecem alguma remuneração migraram majoritariamente para o trabalho informal.

Quando se indaga acerca das expectativas para o futuro próximo, a reação é de pessimismo por não acreditarem que conseguirão escapar no curto prazo das consequências que a atual crise gera. Cresce também o número daqueles que desistem de procurar uma colocação. Com isso, aumenta a demanda por maior assistência do Estado e a dependência aos programas de transferência de renda, muitas vezes, apontados pelos entrevistados como indispensáveis para a própria sobrevivência.

As percepções e os temores que agora são captados junto a esta população de baixa renda servem como alerta do que poderá acontecer em futuro breve, diante da continuidade da recessão, do crescimento do desemprego e também como resultado das medidas aprovadas pelo Congresso Nacional, como foi o caso da emenda na Constituição Federal que estabelece o teto dos gastos com os serviços públicos e atinge frontalmente a seguridade social.

Ainda confusa sobre estes e outros significados, esta população socialmente mais vulnerável compreenderá, em breve, o preço que lhe será cobrado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário