QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de novembro de 2017

SANTA CASA DE SOBRAL INGRESSA NA ERA DE ALTA TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

O Ministério da Saúde através da portaria n° 931 de 10/05/2012 instituiu o plano de expansão da radioterapia no âmbito do sistema único de saúde – SUS. O Ministério da Saúde considerando que a constituição de 1988, em seus artigos nº218 e 219, afirma que a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado resolveu adquirir 80(oitenta) aceleradores lineares, que são os mais importantes equipamentos usados no tratamento do câncer, quando a modalidade do tratamento é radiações ionizantes. 

Sabemos que a modalidades terapêuticas aplicadas nos pacientes portadores de câncer são essencialmente, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para termos ideia de amplitude de expansão do plano de melhoria e da oferta na qualidade dos tratamentos, só para o estado do ceará cinco instituições hospitalares foram aquinhoadas com este maravilhoso equipamento, a saber, Santa Casa – Sobral casa de Fortaleza, ICC, Hospital Cura D, ares, Hospital são Vicente de Paulo – Barbalha – CE.

O que é acelerador linear?
O acelerador linear é um aparelho utilizado largamente no mundo inteiro, no tratamento dos pacientes portadores de câncer, esta doença que atualmente é a segunda causa de morte com viés de ser a primeira, a partir de 2025 a 2030, segundo estudos prospectivos do instituto Nacional do Câncer – INCA-RJ. Se a doença é de alta frequência e letalidade, claro que se faz necessário altos investimentos nos setores; prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento por profissionais bem treinados e uma infraestrutura hospitalar com o mínimo necessário para alcançar os índices de cura, conseguidos nos centros mais elevados. 

Para instalar um equipamento deste, que já se encontra instalado no hospital não se gasta menos de R$ 5.000,000 a R$ 6.000,000 (cinco a seis milhões de reais). Quem trabalha exclusivamente para o SUS, com tabelas defasadas, jamais adquirirá um equipamento que atingisse este custo. Um acelerador linear é o principal instrumento num serviço de radioterapia de qualidade. Necessitamos agora de apoio de nossa instituição para mantermos um serviço de radioterapia à altura, que os nossos irmãos portadores de câncer merecem e necessitam. 
Por Dr. João Evangelista Ponte / Médico Oncologista da SCMS, via Sobral de Prima)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário