QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



14 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA BANANA


A banana possui diversos nutrientes e traz muitos benefícios à saúde. Ela é fonte de carboidratos, substâncias responsáveis por dar mais energia e disposição ao organismo e sabe-se que dietas com quantidades adequadas de carboidratos previnem a depressão. Ela também é rica em vitamina B6, que participa da produção de norepinefrina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo humor.

É uma das melhores fontes de potássio, elemento que está diretamente relacionado ao equilíbrio da pressão arterial. Além disso, as fibras presentes na banana melhoram o funcionamento intestinal. Se tudo isso não bastasse, ela ainda é rica em magnésio e fósforo. Conforme amadurecem, as bananas ganham uma coloração amarela. Verde, a fruta não é boa para comer. Os portugueses trouxeram-na para o Brasil. Hoje é cultivada em todas as regiões tropicais e exportada para todo o mundo. Os principais importadores são Estados Unidos e Europa. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais.
Mais benefícios
Mas os benefícios para a saúde não param por aí. A banana é rica em vitaminas do complexo B, que normalizam o sistema nervoso, ajudam a melhorar a concentração e a memória. Para quem sofre de azia, também é uma boa aliada, já que tem um efeito antiácido natural, diminuindo os sintomas. Para quem é fumante e quer largar o vício, eis aqui uma boa notícia: por possuir vitamina B6, B12, potássio e magnésio, ela é boa para quem está largando o cigarro, pois essas vitaminas ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos que a falta da nicotina (síndrome de abstinência) provoca no organismo. Uma única banana contém um terço das necessidades diárias de potássio. Como este elemento alivia câimbras, comuns nas práticas esportivas, ela é a musa dos atletas.
Alguns cuidados
Comer uma ou duas bananas por dia é o ideal, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Mas, atenção: essa é uma fruta relativamente calórica, que, se consumida em excesso, pode atrapalhar a dieta. Mas, se consumida moderadamente, promove a sensação de saciedade por mais tempo, por ser rica em fibras e carboidratos. A banana não é indicada também para diabéticos e obesos, por conter grande quantidade de açúcar (mas não é proibida, basta comer moderadamente), nem para pessoas com problemas renais, pela alta quantidade de potássio e fósforo. (curiosidade.com)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários: