QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



24 de junho de 2020

CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUMENTA NÚMERO DE PONTOS NA CARTEIRA DE MOTORISTA


24 de JUN 2020 - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o texto principal do projeto de lei que reformula o Código de Trânsito Brasileiro. Os deputados iriam votar no início da noite os destaques.

A aprovação é uma vitória do governo federal, autor da proposta que aumenta a quantidade de pontos para perda da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passando de 20 para 40 pontos.

Pojeto de Lei 3267/2019 foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Mas o texto aprovado é o substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM-MA). Segundo o relatório, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual de cinco anos continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.

Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais. Entretanto, os motoristas que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus, caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) devem renovar a cada cinco anos.


O projeto prevê uma graduação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses com níveis de infrações. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.

Dessa forma, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas, com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima, e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima no último ano.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário