17/03 - Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador
na área de neurociência afetiva:
A
política deve basear-se naquilo que nos une. Só assim poderemos reduzir o
sofrimento no mundo. Acredito na gentileza, na ternura
e na bondade, mas temos que nos treinar nisso.
Eu estava investigando os mecanismos cerebrais ligados à depressão e à ansiedade.
Quando eu estava no meu segundo ano na Universidade de Harvard, a meditação cruzou o meu caminho e fui para a Índia investigar como treinar a minha mente. Obviamente, meus professores disseram que eu estava ficando louco, mas aquela viagem marcou meu futuro.
Descobri que uma mente calma pode produzir bem-estar em qualquer tipo de situação. E quando me dediquei a investigar, por meio da neurociência, quais são as bases para as emoções, fiquei surpreso de ver como as estruturas do cérebro podem mudar em tão somente duas horas. Hoje podemos medir com precisão. Levamos meditadores ao laboratório; e antes e depois da meditação, tiramos uma amostra de sangue deles para analisar a expressão dos genes.
E a expressão dos genes muda?
Sim.
E vemos como as zonas com inflamação ou com tendência à inflamação tinham uma
abrupta redução disso. Foram descobertas muito úteis para tratar a depressão.
Contudo, em 1992, conheci o Dalai Lama e minha vida mudou. “Admiro seu trabalho
– ele me disse -, mas acho que você está muito centrado no estresse, na
ansiedade e na depressão. Nunca pensou em focar suas pesquisas neurocientíficas
na gentileza, na ternura e na compaixão?”.
Fiz a promessa ao Dalai Lama de que faria todo o possível para que a gentileza, a ternura e a compaixão estivessem no centro da pesquisa. Palavras jamais citadas em um estudo científico.
O
que você descobriu?
Que
há uma diferença substancial entre empatia e compaixão. A empatia é a
capacidade de sentir o que sentem os demais. A compaixão é um estado superior.
É ter o compromisso e as ferramentas para aliviar o sofrimento. E o que isso
tem a ver com o cérebro? Os circuitos neurológicos que levam à empatia ou à
compaixão são diferentes.
Forma
uma parte do circuito da compaixão. Umas das coisas mais importantes que
descobri sobre a gentileza e a ternura é que se pode treiná-las em qualquer
idade. Os estudos nos dizem que estimular a ternura em crianças e adolescentes,
melhora os resultados acadêmicos, o bem-estar emocional e a saúde deles.
E como se treina isso?
Primeiro,
levando a mente deles até uma pessoa próxima, que eles amam. Depois, pedimos
que revivam um momento em que essa pessoa estava sofrendo e que cultivem o
desejo de livrar essa pessoa do sofrimento. Logo, ampliamos o foco para pessoas
não tão importantes e, por fim, para aquelas que os irritam. Estes exercícios
reduzem substancialmente o bullying nas escolas.
Da meditação à ação há uma distância. Umas das coisas mais interessantes que tenho visto nos circuitos neurais da compaixão é que a área motora do cérebro é ativada: a compaixão te capacita para agir, para aliviar o sofrimento.
Agora você pretende implementar no mundo o programa Healthy Minds (mentes saudáveis).
Esse foi outro desafio que o Dalai Lama me deu, e temos elaborado uma plataforma mundial para disseminá-lo. O programa tem quatro pilares: a atenção; o cuidado e a conexão com os outros; o contentamento de ser uma pessoa saudável (fechar-se nos próprios sentimentos e pensamentos é uma das causas da depressão)…
…É
preciso estar aberto e exposto.
Sim. E, por último, ter um propósito na vida. Que é algo que está intrinsecamente relacionado ao bem-estar. Tenho visto que a base para um cérebro saudável é a bondade. E treinamos a bondade em um ambiente científico, algo que nunca tinha sido feito antes.
Como
podemos aplicar esse treinamento em nível global?
Por meio de vários setores: educação, saúde, governo, empresas internacionais…
Por meio desses que têm potencializado este mundo de opressão em que vivemos?
Tem razão. Por isso, sou membro do conselho do Foro Econômico Mundial de Davos. Para convencer os líderes de que é preciso levar às pessoas o que a ciência sabe sobre o bem-estar.
E como convencê-los?
Por meio de provas científicas. Tenho mostrado a eles, por exemplo, o
resultado de uma pesquisa que temos realizado em diversas culturas diferentes:
se interagirmos com um bebê de seis meses usando fantoches, sendo que um deles
se comporta de forma egoísta e o outro de forma amável e generosa, 99% dos
bebês prefere o boneco que coopera.
Cooperação
e amabilidade são inatas.
Sim,
mas são frágeis. Se não são cultivadas, se perdem. Por isso, eu, que viajo
muitíssimo (o que é uma fonte de estresse), aproveito os aeroportos para enviar
mentalmente bons desejos a todos com quem cruzo no caminho, e isso muda a
qualidade da experiência. O cérebro do outro percebe isso.
Em apensa um segundo, seguem o seu exemplo.
A vida é só uma sequência de momentos. Se encadearmos essas sequências, a vida muda.
Hoje,
mindfulness (atenção plena) tornou-se um negócio.
Cultivar a gentileza é muito mais efetivo do que se centrar em si mesmo. São circuitos cerebrais distintos. A meditação em si não interessa para mim. O que me importa é como acessar os circuitos neurais para mudar o seu dia-a-dia, e sabemos como fazer isso.
Ciência e Gentileza
A pesquisa
de Richard Davidson está centrada nas bases neuronais da emoção e nos métodos
para promover, por meio da ciência, o florescimento humano, incluindo a
meditação e as práticas contemplativas. Ele fundou e preside o Centro de
Investigação de Mentes Saudáveis na Universidade de Wisconsin-Madison, onde
são realizadas pesquisas interdisciplinares com rigor científico sobre as
qualidades positivas da mente, como a gentileza e a compaixão.
Richard Davidson já acumula prêmios importantes e é considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. É autor de uma quantidade imensa de pesquisas e tem vários livros publicados. Ele conduziu um seminário para estudos contemplativos em Barcelona.
Pragmatismo politico
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