QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de março de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE VAI À CÂMARA, PRESTA CONTAS, OUVE DENÚNCIAS, E FALA DAS DIFICULDADES


Secretário, Hélio Brito, na Tribuna
O Secretário de Saúde de Massapê,  Hélio Brito, participou da sessão especial da Câmara Municipal de Massapê nesta segunda-feira (28), atendendo a uma convocação dos vereadores, a partir do requerimento nº 005/2011 de autoria do vereador Francisco Ataíde Oliveira(PT), para o  mesmo expor os trabalhos realizados em 2010 e previsão para 2011.

O presidente da Casa, Mazim Lira, deu início aos trabalhos e em seguida falou da vinda do secretário Hélio Brito, onde faria uma prestação de contas dos trabalhos realizados frente à Secretaria de saúde de Massapê, concedendo-lhe o tempo necessário para responder os questionamentos dos vereadores.

A princípio, antes das indagações, o secretário pareceu meio nervoso, mas com o desenrolar do tempo, ele ficou mais desenvolto e, paulatinamente, ia respondendo as  indagações dos representantes do povo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O vereador Dr. Estevão deu início as perguntas pedindo ao secretário que fizesse um esclarecimento real de vários aspectos relativos à situação da secretaria de saúde e principalmente do hospital Ozires Pontes.

Em resposta ele disse: “recebemos a secretaria de saúde no mês de junho do ano passado com sérias dificuldades financeiras e desestruturada. Entretanto, com muito esforço, luta e trabalho estamos arrumando a casa”, disse.

Abordado pelo vereador Ataíde, autor do requerimento, sobre quantos PSFs, médicos e dentistas, modo de atendimento e o que estava funcionando mesmo de verdade, o secretário respondeu um pouco reticente. “Hoje, ao todo, são 10 PSFs, onde funcionam no Mumbaba, Pe. Linhares, Salgadinho, Tuína, bairro Nossa Senhora de Fátima, Rodagem e alto da Boa Vista. Tínhamos três dentistas, sendo que dois pediram demissão. Fizemos anúncio no jornal Diário do Nordeste e na Faculdade de Medicina do Piauí, mas infelizmente nenhum médico se propôs a vir para Massapê. Temos dez médicos, entre clínicos e pediátricos (declaração que deixou o povo meio atônito), equipamos a secretaria de saúde, contratamos oito guardas de endemias e mandamos confeccionar os fardamento para os funcionários”. ressaltou.

Indagado, ainda, pelo vereador do PT sobre as condições do matadouro público, ele disse que aquele local exige muita preocupação. ”Nós levamos um profissional da área de vigilância sanitária ao local, e ele fez um relatório para analisar se fecha ou não”, afirmou.     

Dr. Estevão retornou a indagá-lo para saber, de fato, se ele era o gestor da saúde, e se reconhecia os erros no tocante a saúde.  “Sim, sou o gestor. Existem os erros, sim! Mais vamos corrigir. Entretanto, queria lhe dizer que perdemos muitos recursos. Mesmo assim, estamos nos preparando através de uma assessoria para montarmos  um centro cirúrgico, um laboratório e o funcionamento do  raio-x. Demos entrada na vigilância sanitária para o alvará de funcionamento, e até o final do mês de abril isso estará funcionando.

O Vereador Paulinho do Frigorífico, assim como gosta de ser chamado, perguntou-lhe o nome completo, profissão, naturalidade, os recursos que entravam e saíam da Secretaria de Saúde, a demora de consultas com facilidades para uns, e outros não, a falta de medicamentos, o porquê de tantos carros agregados e os motivos pelos quais as ambulâncias não funcionavam.   

De acordo com o secretário, são seis milhões anuais que entraram nos cofres da saúde, mas não soube explicar das despesas aplicadas em sua gestão. Disse seu nome completo, que era de Amontada/CE, e formado em Técnico de Administração.

Sobre as consultas ele disse não ser um problema só de Massapê, mas de outras cidades e citou Sobral e Fortaleza como exemplos. “Para você ter uma ideia a dificuldade não é só aqui, em Sobral são mais de 300 consultas paradas aguardando o tempo de espera e, em Fortaleza, são mais de 3.000 mil. Queria dizer a você que não existem facilidades para uns e outros não. Não admito exclusividades e aconselho o pessoal a tratar todos por igual. Recuso-me acreditar que saúde seja direcionada para A ou B. Quem trabalha comigo sabe disso. As ambulâncias funcionam: Uma funciona e a outra que apresentou defeito nós levamos para reparos e já está funcionando. Sobre os medicamentos, convido você a fazer uma visita aos nossos “CAFs”  que Vossa Excelência será bem tratado e, ainda, tomará um cafezinho e água gelada”, ironizou.

Sobre a indagação dos carros agregados pela secretaria de saúde, o secretário não se pronunciou.

DENÚNCIA SÉRIA
Ao se dirigir ao secretário, o vereador Paulo Vagalume  quis saber do andamento da construção de postos de saúde e se havia projeto para a construção de um novo posto para o distrito de Mumbaba. Ao final, fez uma acusação séria do atendimento e comportamento de alguns funcionários do hospital.

“Secretário queria lhe informar e ao mesmo tempo pedir providências. Têm atendentes que tiram o telefone do gancho, ficam conversando e, às vezes, saem lá pra fora. Eu mesmo já presenciei esse fato. Outra, há enfermeiros e médicos que se recusam de atender os pacientes e, às vezes, tem médico que nem vê a cara do doente, receitua pelo que a enfermeira ouviu dele”, criticou.

RESPOSTA DO SECRETÁRIO:“Como afirmei antes, reconheço que existem alguns erros e nós vamos tentar corrigi-los. Funcionário ao se comportar dessa forma, vamos chamar atenção, puni-lo e até suspender de suas atividades, se for o caso.

Juscelino Florêncio quis saber do andamento da construção do posto de saúde do Ipaguassu-Mirim e pediu ao secretário que designasse plantões nos finais de semana, até nos postos de saúde, para atender a grande demanda de pessoas doentes principalmente nesse período.

Já o vereador Cezinha, filho do Painha, falou da escassez dos recursos e que eram insuficientes para a grande demanda no âmbito da saúde e parabenizou o secretário Hélio Brito por atender a solicitação dos vereadores. 

Ao finalizar, o secretário fez um relato da dengue no município de Massapê e criticou os governos, estadual e federal, por não darem assistências necessárias no combate à dengue. “É muito preocupante o caso da dengue em nossa cidade. Conforme os dados, são 998 casos notificados da dengue e 163 confirmados, o que nos preocupam.

ALFINETADAS DO SECRETÁRIO NO GOVERNO
O Estado está fazendo muito propaganda, mas não mandou dez centavos para ajuda e combate ao mosquito. Da mesma forma o governo federal. Para vocês terem uma ideia, até o inseticida estamos comprando”. alfinetou.

Concluiu suas palavras agradecendo aos vereadores e pediu ajuda a todos, que se dependesse dele, sempre estaria disposto a retornar à Casa do Povo, se fosse o caso.

DIÁLOGO SUCINTO DO SECRETÁRIO COM ESTE BLOGUEIRO
Em tempo: De um lado a outro, saiu cumprimentando os presentes. Dirigiu-se a este blogueiro em tom de risos disse o seguinte: “Ah, você que é o Aldênis? Tenha mais piedade, bata menos na gente". E finalizou assim: "qualquer dúvida pode nos procurar que a gente tem o maior prazer em atendê-lo".

Adendo: Caro secretário, como lhe afirmei, não é questão de bater, apenas fazemos valer as solicitações do povo que chega até nós. Expomos as informações relativas à rotina de funcionamento da Secretaria Municipal de saúde e somos um instrumento para a construção de mudanças e bem-estar de nossa gente massapeeense junto aos órgãos governamentais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário