QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



26 de março de 2011

PE. JOÃO BATISTA FROTA: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Se uma palavra pudesse resumir o perfil do padre João Batista Frota, a mais apropriada seria solidariedade. Em todas as suas andanças, servir ao outro, principalmente os mais humildes, é um exercício cotidiano.

É sempre um precursor, um guia espiritual. Sua humildade jamais o impediu de se revelar como um verdadeiro líder de suas comunidades.

Parte para o Oriente Médio, onde vive uma experiência espiritualmente enriquecedora. Vai pra Jerusalém, a terra Santa, conviver com padres operários. Exerce o ofício de pedreiro, garantindo seu sustento com o trabalho braçal nos kbutzim (fazenda coletiva em Israel) Degania Alef e Yotvata. De março a julho de 1965. Foi aí que ele conheceu a maior dimensão do ser humano, da solidariedade aos mais humildes. Viveu e aprendeu muitos ensinamentos no local onde viveu Jesus.
Assim como o Santo de quem tomou o nome emprestado, Batista foi nômade no aprendizado para o exercício de sua pastoral que viria a seguir, realizando sua vocação. Volta para a Itália onde se ordena sacerdote na Capela do Colégio Pio Brasileiro, em 26 de março de 1966.
Padre João se distingue com quem tem o dom de ultrapassar com naturalidade a distância entre as pessoas. Organizou a sociedade. O ideal é a comunidade solidária, na consciência de quem recebe uma cabra e tem o dever de devolvê-la em dobro. É a multiplicação dos benefícios que se desdobram em novos projetos, abrem horizontes promissores e atraem novos parceiros.
Criou políticas públicas. O exemplo do poder a serviço de quem necessita, atraiu os responsáveis pelo bem coletivo. As constituições de fomento apareceram e os financiamentos deixam de serem assistencialismo para se tornarem de responsabilidades sociais. O exemplo fez história e se consolidou como investimento importante para a vida de um povo necessitado.
A exemplo de João Batista, Frota vivenciou que “ é preciso que ele cresça e que eu diminua”. O projeto, a fama, as lições, os louros, as citações são do coletivo, de todos que se uniram para elevar a qualidade de vida de milhares de irmãos. Ao verdadeiro líder a alegria das crianças cheias de vida, o sorriso dos pais felizes, a vitória de quem combateu o bom combate, guardou a fé e se fez senhor da história. 
Fonte: Sobral Portal de Notícias.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário