QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



20 de fevereiro de 2018

STF JULGA HABEAS CORPUS COLETIVO QUE PODE SOLTAR MÃES PRESAS

20/02 - A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) julga hoje pedido de habeas corpus coletivo em favor de todas as mulheres grávidas ou que têm filhos menores de 12 anos e que estão presas no Brasil.

O pedido foi feito pela Defensoria Pública da União.

O tema voltou a ganhar relevância no ano passado, quando a Justiça determinou a soltura de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio Sergio Cabral, que tem filhos pequenos.

Neste mês, ganhou ampla repercussão também o caso de Jessica Monteiro, 24. Ela teve o bebê na cela, em São Paulo, e foi mantida presa com ele mesmo depois do nascimento e dos riscos que isso representava para a criança.

O relator do caso, Ricardo Lewandowski, já reconheceu o uso do instrumento. Em seu despacho, ele disse que "deve-se autorizar o uso do habeas corpus na forma coletiva. Honra-se, desta forma, a tradição brasileira de dar a maior amplitude possível ao remédio heroico".

Ele deve ser seguido em seu voto pelo ministro Gilmar Mendes. Há uma expectativa de que também o voto de Dias Toffoli seja favorável ao HC.

Os magistrados devem, no entanto, abrir a possibilidade de que os juízes, desde que fundamentem a decisão, mantenham na cela presas consideradas de extrema periculosidade, como assassinas ou integrantes de gangues perigosas.

O número de mulheres presas cresceu oito vezes em 16 anos. Passou de 5.601 em 2000 para 44.721 em 2016, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Folha de S. Paulo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário