QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



28 de fevereiro de 2018

BENEFICIÁRIOS DO INSS TEM ATÉ ESTA QUARTA-FEIRA PARA FAZER A PROVA DE VIDA


28/02 - Existe um certo temor de aposentados e pensionistas quanto a prova de vida. Todos anos é feito esse tipo cadastro, para provar junto ao governo de que você está vivo mesmo.

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida devem procurar uma agência bancária e realizar o procedimento até hoje (28), sob pena de ter o pagamento interrompido ou bloqueado.

Vamos entender: quem não fez a prova de vida do ano passado, tem que fazer neste ano também. O prazo que está se encerrando hoje é para aqueles que deixaram de fazer no ano passado ou nos dois últimos anos. Para esses, sim, o prazo é até hoje. 

Quem não tiver feito neste período, compreendendo dois anos seguidos ou que deixou de fazer no ano passado, aí vai ter o benefício interrompido.
 

Como todos sabem, a comprovação é obrigatória para todos os que recebem seus pagamentos por conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

O INSS está afirmando também que não é necessário ir a agências da Previdência Social, a comprovação de vida deve ser feita no banco ou na caiza, onde você recebe seu dinheiro.

O procedimento é feito diretamente no banco em que o beneficiário recebe o dinheiro, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

“Na hora do saque do benefício, a pessoa, estando presente no banco, aparece a informação de que o benefício dela está bloqueado.

Ali mesmo, ela fala com o agente bancário, e faz o comprovante de vida mediante documento de identificação com foto, o agente bancário identifica, faz o documento dizendo que ela compareceu à agência bancária para fazer fé de vida e já desbloqueia o benefício. Não é motivo para tanto pânico.

O INSS fez um balanço, dos mais de 34 milhões de beneficiários, entre 3 milhões e 3,2 milhões de pessoas ainda não fizeram a comprovação de vida.

Caso o beneficiário não possa procurar a agência bancária, por motivos de saúde ou por conta de uma viagem, por exemplo, ele deve enviar um procurador ao instituto.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário