QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



18 de dezembro de 2018

NOVA EDIÇÃO DA REVISTA PLENÁRIO ABORDA ASSUNTOS RELEVANTES EM PROL DO CEARÁ


18/12 - A 54ª edição da revista Plenário, já está disponível nas versões impressa e on-line. A nova  publicação destaca a Gestão Democrática e participativa da Assembleia Legislativa, cujo presidente é Zezinho Albuquerque. 

A Revista Plenário foi enviada ao blog Massapê no Caminho da Notícia em formato PDF, onde  tratam das ações implementadas na Assembleia do Ceará.  

Um dos destaques dessa edição são as campanhas institucionais realizadas pelo Poder Legislativo. O Ceará sem Drogas é um exemplo. O projeto itinerante, que é um sucesso por onde passa, tem percorrido o Estado, alertando, principalmente os jovens, para os malefícios da dependência química. A juventude das escolas públicas também foi mobilizada em um concurso de redação sobre o tema, que premiou os três primeiros colocados.  

Em quatro anos de atividades, a campanha, que está em sua 27ª edição, já mobilizou aproximadamente 70 mil pessoas, em 25 municípios cearenses. A cada novo encontro, recebe o apoio maciço de moradores, estudantes, lideranças políticas, gestores públicos e profissionais das áreas de saúde, educação e serviço social. A iniciativa mereceu destaque na imprensa nacional, inclusive com matéria especial vinculada no Fantástico, da Rede Globo. A campanha não só lançou luz sobre a problemática da droga como fez surgirem novas ações que contribuíram para o fortalecimento do trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes no Estado.

A revista traz também um artigo em referência ao político Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. A reportagem é de responsabilidade da jornalista Lúcia Stedile,  especialista em Marketing Político.

Conheci Zezinho Albuquerque em 1990, quando assumiu seu primeiro mandato de deputado estadual, tendo como principal base eleitoral seu município natal, Massapê. Eu era então repórter e colunista política do antigo Jornal Tribuna do Ceará e fazia a cobertura diária das atividades do Legislativo estadual. O deputado, logo em sua estreia na Casa, mostrou-se um hábil articulador nas mais diversas questões. Rapidamente se tornou o deputado ao redor de quem a maioria dos colegas se reunia para discussão e resolução de problemas. Nesse momento, talvez, é que tenha sido identificado como alguém com talento também para a mediação de pleitos do Poder Legislativo junto às instituições estaduais.

Nesses 28 anos de mandato, tornou-se profundo conhecedor das questões do Legislativo estadual. Já ocupou vários cargos na Mesa Diretora e exerceu a Presidência da Assembleia nos biênios 2013/ 2014 e 2015/2016. Em 1º de fevereiro de 2017, foi reeleito presidente para o biênio 2017/2018, sendo o primeiro deputado estadual a exercer essa função por três vezes consecutivas. Isso não aconteceu à toa. Sua atuação como presidente da AL é reconhecida por seus pares devido à sua boa interlocução com o Executivo e o Judiciário. Essa aprovação e apoio fizeram com que os colegas o escolhessem como o melhor deputado estadual três vezes seguidas, em levantamento feito pelo Anuário do Ceará. São coisas que dizem muito sobre seu trabalho.


Também não foi surpresa o dia em que cheguei à sede da AL e o ambiente estava numa agitação quase frenética: todos os deputados haviam sido convocados ao gabinete da Presidência. Jornalistas com os radares ligados queriam saber qual a novidade. Naquele momento, Zezinho estava arregimentando toda a Casa a se envolver na luta pela conclusão do Eixo Norte do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, cujas obras estavam travadas na Justiça por uma das empreiteiras. Esse eixo é precisamente o que trará água para o Ceará. No dia seguinte, lá se ia ele, junto a uma comitiva de deputados estaduais, a Recife, para apelar ao TRF-5ª região que o processo entrasse na pauta para ser decidido com rapidez.

Após a decisão, Albuquerque e sua comitiva foram, dessa vez, ao Superior Tribunal de Justiça, onde pediram à presidente, ministra Laurita Vaz, que colocasse na pauta o recurso da empreiteira. Julgado o processo e retirados os obstáculos legais, a pressão foi sobre a nossa bancada federal, para fazer gestões junto à União, de modo que as obras fossem retomadas imediatamente.

Somente a paixão pelo que faz pode explicar onde o presidente encontra energia para realizar todas as vertentes desse trabalho, como administrar a Assembleia; atender as demandas dos deputados e servidores; presidir as sessões; receber lideranças, vereadores e prefeitos municipais; realizar a mediação entre os poderes estaduais, além de engajar-se em fóruns regionais, campanhas e eventos que ajudem a melhorar o Ceará. Reeleito em 07 de outubro deste ano para seu 8º mandato, uma coisa é certa: esse trabalho incessante não vai parar. Zezinho Albuquerque nunca para quando o assunto é o Ceará.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário