QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



1 de dezembro de 2018

EM CARTA À NAÇÃO PETISTA, LULA CHAMA JAIR BOLSONARO DE PIOR REPRESENTANTE DO PAÍS


01/12 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em uma carta dirigida aos integrantes do PT que o partido precisa se "reconectar com as bases".

O documento foi lido nesta sexta-feira (30) durante reunião do Diretório Nacional da legenda, em Brasília. A leitura coube a Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria-Geral e um dos fundadores do PT.

"Temos de voltar às ruas, às fábricas, aos bairros e favelas, falar a linguagem do povo, nos reconectar com as bases, como disse o Mano Brown. Não podemos ter medo do futuro porque aprendemos que o impossível não existe", afirma Lula.

Ao participar de um evento no Rio de Janeiro, o artista afirmou: "Se nós somos o Partido dos Trabalhadores, o partido do povo tem que entender o que o povo quer. Se não sabe, volta para a base e vai procurar saber".

Carta de Lula
Esta foi a primeira manifestação pública de Lula após as eleições de outubro. O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PSL).

Inicialmente, Lula havia sido registrado como candidato do PT, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou a candidatura dele, e o partido anunciou Haddad como candidato.

Na carta, Lula afirma que o PT foi alvo de "perseguição" e "tramoias". Mas, mesmo assim, "continua sendo o maior e mais importante partido popular deste país".

Na última eleição, o PT elegeu quatro governadores, 56 deputados federais - a maior bancada na Câmara - e seis senadores.

Eleição presidencial
Lula liderava as pesquisas de intenção de votos até ser substituído por Haddad. Na carta lida nesta sexta-feira, ele afirma que esta não foi uma "eleição normal" porque o "povo brasileiro foi proibido de votar em quem desejava".

"Fui condenado e preso, numa farsa judicial que escandalizou juristas do mundo inteiro, para me afastar do processo eleitoral", escreveu.

Na carta, Lula faz ataques a Bolsonaro, dizendo que, durante a campanha, o capitão da reserva "criou uma indústria de mentiras no submundo da internet".

Segundo o petista, a estratégia foi "orientada por agentes dos Estados Unidos e financiada por um caixa dois de dimensões desconhecidas, mas certamente gigantescas".

Lula também criticou o ex-juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condenação do ex-presidente e que assumirá o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro.

"Moro não se transformou no político que dizia não ser. Simplesmente saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza", escreveu Lula.
(G1)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário