
O objetivo do INSS é facilitar o atendimento para
aqueles que, por algum motivo, não tenham acesso à internet fixa, sejam
acolhidos da forma mais rápida dentro das agências, pois nos últimos 12 meses
foram feitos mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e
mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.
A mudança, que está prevista na Instrução Normativa
nº 96, abrange também outros serviços, que passarão a ser atendidos somente
mediante a agendamento: consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta
de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e
Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta. Todos estes serviços
são disponíveis também pelo app.
Segundo o órgão, os usuários que chegarem à agência
sem ter feito o agendamento não terão a viagem perdida. Segundo a entidade, há
uma atendimento especial para essas pessoas obterem o primeiro cadastro. Apesar
disso, a operadora de caixa Tatiana Silva, 38 anos, esteve na unidade da 502
Sul e reclama. "Passei uma hora em pé esperando, e quando chegou o momento
do meu atendimento me disseram que não podiam ajudar", afirma.
Para o Sindicato dos Empregados no Comércio do
Distrito Federal (Sindicom), se o INSS não oferecer o suporte necessário,
propagando e ensinando os trabalhadores a usarem o aplicativo, essa medida só
vai prejudicar o cidadão. Em contrapartida, o INSS rebate o argumento da
entidade, e garante que tem divulgado amplamente, no site por
meio de releases os serviços, além de ter afixado cartazes em todas as agências
com as informações sobre os novos serviços.
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