QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



17 de julho de 2018

INSS LANÇA APLICATIVO PARA AGILIZAR ATENDIMENTO A USUÁRIOS DA PREVIDÊNCIA

17/07 - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) passou a adotar nesta segunda-feira (16/07) um novo sistema de atendimento aos usuários da Previdência Social. O trabalhador, agora, poderá consultar o Extrato Previdenciário, também conhecido como CNIS,  pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones, pelo site do instituto. O app oferece, ainda, a opção de agendamento pelas plataformas onlines, para buscar o extrato em qualquer unidade do INSS ou ligar no telefone 135.

O objetivo do INSS é facilitar o atendimento para aqueles que, por algum motivo, não tenham acesso à internet fixa, sejam acolhidos da forma mais rápida dentro das agências, pois nos últimos 12 meses foram feitos mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.

A mudança, que está prevista na Instrução Normativa nº 96, abrange também outros serviços, que passarão a ser atendidos somente mediante a agendamento: consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta. Todos estes serviços são disponíveis também pelo app.

Segundo o órgão, os usuários que chegarem à agência sem ter feito o agendamento não terão a viagem perdida. Segundo a entidade, há uma atendimento especial para essas pessoas obterem o primeiro cadastro. Apesar disso, a operadora de caixa Tatiana Silva, 38 anos, esteve na unidade da 502 Sul e reclama. "Passei uma hora em pé esperando, e quando chegou o momento do meu atendimento me disseram que não podiam ajudar", afirma. 

Para o Sindicato dos Empregados no Comércio do Distrito Federal (Sindicom), se o INSS não oferecer o suporte necessário, propagando e ensinando os trabalhadores a usarem o aplicativo, essa medida só vai prejudicar o cidadão. Em contrapartida, o INSS rebate o argumento da entidade, e garante que tem divulgado amplamente, no site por meio de releases os serviços, além de ter afixado cartazes em todas as agências com as informações sobre os novos serviços.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário