QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



2 de agosto de 2017

ÁUDIO REVELA TRAFICANTE ORIENTANDO SARGENTO A COMETER EXTORSÃO

Uma série de áudios com conversas entre sargentos da Polícia Militar do Ceará e traficantes de drogas revelam como os policiais recebiam orientações para flagrar traficantes e cometer crimes de extorsão. Conforme a denúncia do Ministério Público, os policiais chegavam a obter R$ 30 mil em uma única noite numa série de crimes.

Nos áudios revelados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público Estadual, um criminoso aponta onde um líder do tráfico vai fazer a entrega de drogas no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A ideia é que os policiais façam o flagrante do crime para cobrar valores dos suspeitos para que a droga seja liberada.

Confira um trecho da descrição da conversa entre os dois, interceptada com autorização da Justiça.

Traficante: Ele [traficante de drogas que fará distribuição de entorpecentes em Fortaleza] roubou um policial federal. Ele tem uma casa de praia lá, mas só está indo pra pegar a droga e distribuir.
Sargento da PM: Ele matou o policial?
Traficante: Não, assaltou; levou celular, cordão de ouro. Tu tá em qual rota?
Sargento da PM: Eu tô aqui no [Bairro] João XXIII.
Traficante: Vai dar certinho. Ele despacha [a droga] no [Bairro] Bom Jardim.
Sargento da PM: Tu tem que me dizer onde ele vai estar pra eu dar o bote antes.
Traficante: Fica tranquilo que a gente vai marcar esse bote aí, pra conseguir esse dinheiro.
Sargento da PM: Tá certo, vou mandar o menino campanar [ficar de prontidão para registrar o flagrante de um crime] ele. O negócio dele é alto, dá pra colocar o menino na fita.
Traficante: Ele vai desconfiar, baitola. Faça o seguinte, essas coisas eu só confio em você. A toca dele é perto da Cagece, manda o menino campanar ele ali.
Sargento da PM: Vou mandar um cara de moto na [Avenida] Osório [de Paiva].
Traficante: Faça a campana na Cagece, que a toca dele é ali, pro bote ser bem dado.

INVESTIGAÇÃO E PRISÕES
Em uma ação monitorada pelos investigadores, os quatro sargentos, com a participação de um outro suspeito que não é policial, foram flagrados abordando em um carro da polícia o veículo de um traficante na Avenida Osório de Paiva. Eles sequestraram o homem para obter vantagem como condição do resgate.

Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), o traficante, que na ocasião estava com entorpecentes, somente foi libertado após pagar a quantia exigida pelos policiais militares. Além das prisões, foi apreendida uma quantia em dinheiro, de origem ainda desconhecida.

Após o flagrante, os militares presos passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) e depois foram encaminhados ao Comando da Polícia Militar. Além do processo criminal, os policiais envolvidos nos crimes responderão a procedimento disciplinar na CGD, com penas que podem chegar à demissão.
G1/CE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário