QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



3 de dezembro de 2019

ESTUDANTES BRASILEIROS CONTINUAM ENTRE OS PIORES DO MUNDO


03.12.2019 - A notícia parece velha, mas infelizmente não é. No último levantamento do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil figura mais uma vez entre os últimos da lista de 79 países e economias avaliados. O país ficou em 57° lugar em leitura, em 70° em matemática, e em 66° em ciências, com notas abaixo da média das nações participantes. Nos últimos 10 anos, fora uma ligeira melhora em leitura, as notas do Brasil continuam estagnadas.

"Está muito aquém do que deveria ser, dado o nível socioeconômico do país", diz Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV/EBAPE. "Considerando nosso PIB não podemos aceitar essa posição em termos de aprendizagem."

O resultado, divulgado nesta terça-feira (3), refere-se ao exame aplicado em 2018 em todo o mundo a 600 mil estudantes de 15 anos, amostragem que representa um universo de 32 milhões de jovens em fase final de educação básica."

"O objetivo da avaliação é produzir indicadores que contribuam para melhorar a qualidade da educação nos países participantes. A nota do Brasil teve uma leve melhora de 2015 pra cá e está acima daquela obtida no início da série histórica, mas ainda muito abaixo da média mundial."

"Em comparação a outros países da América Latina que participaram do levantamento, o Brasil teve melhor desempenho apenas em leitura, ficando à frente da Colômbia, Argentina, Peru, Panamá e República Dominicana – e perdendo para Chile, Uruguai, Costa Rica e México. Em matemática, o Brasil teve melhor colocação apenas em relação à Argentina, ao Panamá e à República Dominicana. Já em ciências, na América Latina, o Brasil registrou melhor desempenho apenas se comparado ao Panamá e à República Dominicana."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário