QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



27 de maio de 2018

ELEIÇÕES DE 2018: INCERTEZAS E REALIDADE DE OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DA POLITICA DE MASSAPÊ

27/05 A menos de dois meses das convenções para oficialização dos candidatos aos cargos proporcional e majoritário – que acontecem entre os dias 20 de julho e 5 de agosto -, os pré-candidatos a serem apresentados ao eleitor de Jacques Albuquerque, Nilson Frota e Luiz Pontes, respectivamente, são uma incógnita.

Numa ilusória desconexão com os rumos a serem tomados, dois partidos – PMDB e PSDB, tidos como aliados de “primeira linha”, ainda não se entenderam e não se definiram. Por incrível  que pareça, estão distantes de rezarem na mesma cartilha; ao inverso à eleição 2016.

Dificilmente marcharão unidos votando nos mesmos deputados estaduais e federais.  As cenas nos bastidores na pré-disputa da eleição de Massapê vai divergir essencialmente nessa modalidade proporcionalista.

Apesar de estarem juntos, o grupo situacionista da politica massapeense vive um “jogo da traição”. Alguém vai ser traído. Cada um temendo uma “rasteira”. Quem será a vítima?

Eleitores, alguns funcionários do PSDB estão tentando desestabilizar o governo de Jacques Albuquerque. Cá, de fora, muitos percebem, veem, só o grupo da Jacques não percebe.

O dilema também acontece no atual grupo em relação à escolha dos pré-candidatos ao governo do Ceará, ou seja, no campo majoritário. Ninguém sabe quem serão os candidatos de Jacques e Nilson ao Palácio da Abolição, se Camilo Santana ou General Theóphilo Gaspar? Por sua vez, Luiz Pontes deverá votar nesse último.

Dia 19 de maio, por ocasião da vinda de Camilo Santana a Sobral, Jacques estava lá. O governador citou seu nome no discurso ao saudar as presenças dos prefeitos da Zona Norte. 

Por outro lado, a oposição caminha célere e coesa. Já tem nomes pré-definidos. AJ Albuquerque caminha solto e lépido à sua  pre-candidatura a deputado federal. Zezinho Albuquerque pode ser indicado a vice na chapa de Camilo Santana ou concorrer à reeleição de pré-candidato a deputado estadual. Da mesma forma, existem nomes delineados na oposição que serão apresentados para o julgamento do eleitor massapeense na eleição de outubro.

Partindo da premissa política, nesse campo tudo pode acontecer. “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou". À esta filosofia do mineiro Magalhães Pinto, a prática da atividade política é mesmo dinâmica.

O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã. Essa máxima já aconteceu em Massapê nas disputas políticas. É só recorrer às eleições municipais de 2016; como deverá também acontecer no estado do Ceará.  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário