QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



6 de setembro de 2017

49 PREFEITURAS DO INERIOR DO ESTADO SÃO INVESTIGADAS PELO MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), realizou, de janeiro a agosto deste ano, inspeção em 49 municípios que emitiram decretos de emergência por questões administrativa e financeira. Desse total, 18 evoluíram para abertura de Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

O trabalho da Procap já resultou em medidas de busca e apreensão e outras medidas cautelares nas prefeituras de Bela Cruz, Reriutaba, Tururu, Tianguá e Apuiarés. As ações foram realizadas pelo grupo especial de promotores de Justiça criado pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) para auxiliar a Procap em casos em que não ficou evidenciada a participação de prefeito ou outra autoridade com prerrogativa de foro.

"O nosso trabalho de fiscalização vai continuar e esperamos que os gestores respeitem a Constituição, as leis, apliquem corretamente os recursos públicos porque o povo precisa e merece", destaca a coordenadora da Procap, a procuradora de Justiça Vanja Fontenele.

Além das investigações decorrentes dos decretos de emergência, a Procap atuou em parceria com as polícias Civil e Militar na operação Abelha Rainha, em Jati. "Cumprimos mandados de busca e apreensão nas residências da prefeita e na casa do secretário de Educação, que resultaram na prisão do marido da prefeita por porte e posse ilegal de arma e munição", explica Vanja. 

O MPCE não divulgou ontem a relação dos 18 minicípios investigados criminalmente. "A Notícia de Fato, como o próprio nome sugere, é o ponto de partida, a denúncia, que é investigada para se saber se houve alguma prática de ilícito penal. Quando há elementos que indiquem ilegalidade, um ilícito penal por parte do agente público, ocorre a abertura do Procedimento Investigatório Criminal, que, no futuro, pode resultar em pena de restrição de liberdade, perda de direitos políticos", esclarece.
Fontes: DN e MPCE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário