QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



13 de dezembro de 2017

PF VAI À CÂMARA FEDERAL À PROCURA DE DOIS DEPUTADOS

13/12 - A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira mandados de buscas na Câmara dos Deputados. Os agentes atuam em dois gabinetes da Casa tendo como alvos da ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os parlamentares Carlos Gauguim (Podemos) e Dulce Miranda (PMDB), os dois do Tocantins. Dulce é mulher do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). Os pedidos para a ação de hoje foram feitos feitos pela Procuradoria Geral da República (PGR) no âmbito da 6ª fase da Operação Ápia. Outros 14 mandados de buscas, além de oito intimações, estão sendo cumpridos.

Segundo a PF, os deputados estariam envolvido em uma suposta organização criminosa que praticava direcionamento de contratos públicos para empresas que realizavam pagamento de propina, mas não executavam os serviços encomendados.

De acordo com as investigações, as obras investigadas foram custeadas por dinheiro público adquirido pelo estado de Tocantins junto ao BNDES tendo o Banco do Brasil como intermediário da operação. Foram vários financiamentos que totalizaram R$ 1,2 bilhão de aportes. A PF afirma que a verba teve a União como fiadora da dívida e as liberações teriam sido feitas pelo governo por meio de dois programas, o Proinveste e Proestado.

A fase deflagrada hoje também apura os supostos pagamentos de propina feitos pela Construtora Rio Tocantins (CRT), que tem como dono o delator Rossine Ayres Guimarães, além dos dois deputados federais. As informações da colaboração foram usadas na operação. Além de buscas na Câmara dos Deputados, a PF realiza medidas nas residências dos políticos. Estão sendo cumpridos mandados nas em Brasília, Palmas e Araguaína (TO)
O Globo 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário