QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



30 de março de 2017

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE É COMEMORADO NESTE (30/03)

Hoje, 30/03, é comemorado o dia Mundial da Juventude. Segundo a PEC da juventude, aprovada em 2010 pelo Congresso, jovem é considerado o cidadão que tem idade entre 15 e 29 anos, no Brasil. Porém a juventude é considerada, por muitos, sendo a etapa entre a infância e a maturidade com variações na idade de acordo com a cultura de cada local.

O Dia Mundial da Juventude foi instituído em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uma evidente visão de que a juventude precisava se mobilizar e construir espaços de participação, para pensar e repensar a sociedade. Em 2004, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) foi criada por sugestão de um Grupo Interministerial, para diagnóstico da juventude brasileira e dos programas do governo federal destinados a esse público.

As políticas públicas de juventude no Brasil vêm demonstrando avanços em diversos campos, como a mobilização dos jovens para assuntos de interesse coletivo e pautas comuns aos diversos segmentos juvenis, contemplando temas como educação, saúde, mobilidade, entre outros. Também podemos destacar o Estatuto da Juventude, aprovado em  agosto de 2013, que representa um das mais importantes conquistas da juventude brasileira. O documento, que tramitou por quase 10 anos na Câmara Federal, agora é uma realidade na conquista de mais direitos para os jovens brasileiros.

Hoje, a juventude representa cerca de 30% da população brasileira e através do fortalecimento do Plano Juventude Viva, criado para reduzir os índices de extermínio dessa juventude que a SNJ vem trabalhando. Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude, destaca a luta contra o a mortalidade da juventude negra e ressalta, nesta data, que a Secretaria irá dialogar diretamente com todos os segmentos da juventude.
(juventude.gov)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário