QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



12 de dezembro de 2017

BANCOS E POUPADORES FECHAM ACORDO SOBRE PLANOS ECONÔMICOS

12/12 - A Advocacia-Geral da União anunciou hoje que o Banco Central, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Frente Brasileira dos Poupadores (Febrapo) fecharam um acordo para encerrar as disputas judiciais sobre o pagamento das perdas econômicas provocadas pelos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).

O acordo foi assinado por representantes de todas as instituições e deverá ser protocolado nesta terça no Supremo Tribunal Federal (STF). Quem aderir ao acordo terá de desistir do processo judicial que reivindica o pagamento das perdas econômicas.

O governo federal já estimou que o pagamento dos poupadores irá injetar cerca de 12 bilhões de reais na economia.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, indenizações de até 5.000 reais serão pagas à vista. Acima disso, o valor será parcelado em até seis vezes.

O jornal informa que o acordo prevê um desconto sobre o valor da perda, que varia de acordo com o plano econômico que causou o prejuízo. Os descontos vão variar de 8% a 19% para pagamentos acima de 20 mil reais.

O plano Collor 1 (1990) ficou fora do acordo, por haver avaliação de que decisão do Superior Tribunal de Justiça derrubou o direito à indenização.
PragmatismoPolítico 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário