QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



15 de abril de 2018

O PAÍS SERRADO AO MEIO, A OBRA DA LAVA JATO

15/04 - Daqui a pouco teremos os números da pesquisa Datafolha, mas o levantamento da Ipsos, publicado hoje pelo Estadão mostra o que todos percebem  sem auxílio de pesquisa alguma: o país está polarizado.

Na margem de erro da pesquisa, o número de pessoas favoráveis à prisão de Lula e que a considera “justa”, empata com os que são contrários a ela e a creem injusta.

Mas para lá de  significativo que a impressão generalizada (73%) seja a  de que os “poderosos querem tirar Lula das eleições”. Ou de que “a Lava Jato faz perseguição a Lula”, opção de que apenas 41% discordam.

Dividido como o país está, significa que há uma parcela que sabe que aos ricos convém tirar Lula do páreo e, em nome disso, acham “justo” colocar um ser humano na cadeia.  E que, apesar de injusta e persecutória, a Lava Jato é “útil” para resolver e incapacidade político-eleitoral da direita.

Se não dá dados completos, o levantamento do Ipsos serve como tranca para impedir aventuras que visem a criar “surpresas” artificiais em pesquisas:  a metade que acha que Lula está sendo injustiçado e que rejeita sua prisão é a composta de seus potenciais eleitores, em primeiro e segundo turnos.

O que indica que, com as divisões entre os seus algozes, Lula segue folgado na liderança das pesquisas e, para terror dos democratas, continua sendo Jair Bolsonaro o “favorito” que se cria com a exclusão do ex-presidente.

Esta sim, é a obra da lava Jato, um país partido, sem chance sequer de um remendo.

É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava Jato como empenhada em investigar todas as legendas – 23 pontos porcentuais a mais do que agora.

Na pesquisa, os entrevistadores do Ipsos leem uma série de frases e perguntam se há ou não concordância em relação a elas. O levantamento começou neste sábado, 7, em que o ex-presidente foi preso e se estendeu até esta segunda-feira, 9. Foram ouvidas 1.200 pessoas. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Nova divisão. O levantamento mostra que, mesmo com a convicção majoritária da culpa do petista, existe uma forte percepção de que “os poderosos querem tirar Lula da eleição”: 73% concordam com essa afirmação, e 23% discordam.

A maioria (55%) também concorda com a avaliação de que “a Lava Jato faz perseguição política contra Lula”. Outros 41% discordam. Em relação à afirmação de que “a Lava Jato está mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos”, aparece uma nova divisão: 51% discordam, e 44% concordam.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário