QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



16 de agosto de 2014

KAHOUTEK – O RETORNO ÀS ORIGENS

Idealizado em 1972 pelo padre João Batista Frota, o Conjunto Kahoutek fazia bastante sucesso por onde se apresentava. Na zona noroeste do Ceará competia apenas com outras três bandas: BR Som e Agitadores do Som (Sobral) e Ases do Planalto (Ubajara). No repertório muita MPB, rock e iê-iê-iê, para animar os jovens de bom gosto musical, além de sucessos internacionais que marcaram época. Por motivo de força maior a banda musical denominada “Conjunto Kahoutek”, como o próprio cometa que surgiu e desapareceu como um raio, se desfez muito precocemente em 1974. Mas neste curto período de existência, se apresentou por quase todas as cidades das zonas norte e noroeste do Ceará. O nome “Kahoutek” batizado pelo padre João é alusão feita a um cometa que cruzou o nosso sistema solar no início da década setenta, descoberto pelo astrônomo americano do mesmo nome. Mas o embrião da sua origem começou mesmo com uma conversa informal entre dois jovens visionários e idealistas (Luciano e Moésio), que, inspirados na banda de renome internacional The Beatles, decidiram formar o grupo musical que teve os apoios do padre João, Raimundo Lúcio, Zé Maria Azevedo dentre outros. Compunha a formação original Luciano (contrabaixo), Moésio (guitarra), Zé Walter (vocalista e guitarra solo), Macaxeira (bateria) e Waltinho Pontes (percussão). A foto acima (histórica), cedida gentilmente por Luciano Carneiro, é um flagrante dos cansativos ensaios realizados no estúdio da banda, ou melhor, do “conjunto”, que eram maestrados pelo músico instrumentista senhor Menezes. Sucederam ao Kahoutek, os conjuntos Águias do Som (senhor Menezes) e Passageiros do Tempo (Luciano Carneiro). Uma idéia vale mais que mil ações. O mundo é movido por idéias. Em bate-papo com meu amigo Kung fu, tivemos a seguinte idéia: no primeiro sábado de 2015, por ocasião da próxima edição da Tertúlia da Saudade (promovida pelo seu idealizador doutor Paulo Gilson), o Conjunto Kahoutek fará numa noite de gala, show uno e histórico, com duração de uma hora, no mesmo local da apresentação primeira (Centro Social Massapeense), com seus componentes vestidos a caráter (paletó preto). O evento será registrado em DVD, filmagem profissional com três câmeras (um patrocínio da Casa da Cultura – diretor Antonio Soares). Com o tema: “KAHOUTEK – O Retorno às Origens”, será desenvolvido um espaço temático, e o clube, literalmente se transformará num universo sideral, com show pirotécnico, estrelas e réplica do sistema solar, cenografia a partir da reprodução dos nove planetas alinhados, passagem à cada 10 minutos do cometa Kahoutek e aparições de discos voadores, que iluminarão o céu e darão um brilho todo especial naquela festiva e inesquecível noite. Serão homenageados, monsenhor João Batista Frota, senhor Menezes e o mestre de cerimonial Robério Mendes, que, ao seu estilo, impar e inconfundível, de voz aveludada, a exemplo da primeira apresentação da banda há exatamente 40 anos, o fez mais ou menos assim: 
 - Senhooooooras e senhores!!! Nesta noite engalanada, no aristocrático salão do Ceeeentro Social Massapeense, tenho a honra de apresentaaaaar: de Massapê para toda a zona norte do Ceará, o Conjuntoooooo Kaaaaaaaahoutek!!!
- Barabarabarabará, barabarabarabará, barabarabarabará, barabarabarabará...
Esquerda p/direita:Luciano, Adalberto, Macaxeira, Waltinho e Moésio.

Ferreirinha é presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural de Massapê Expedito Galinha D’água - CNPJ 12.833.573/0001-85
Fotógrafo: Retratista Antony
 Autor: Ferreirinha
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário