QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



25 de agosto de 2014

COMSEA PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ECONOMIA DE ÁGUA


O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) - representado pela senhora Maria Iolanda Melo - e aliado a diversos segmentos representativos da sociedade civil organizada, vem realizando palestras educativas nas escolas, associações e entidades de classe.

Na última sexta-feira (22) a equipe esteve na Escola Ensino Estadual Profissionalizante expondo aos alunos, o mote da campanha e à conscientização de todos sobre a utilização correta da água, produto tão precioso e desperdiçado em tempo de escassez.

A expectativa de agora em diante, segundo Iolanda, é prosseguir com essa informação a cada cidadão massapeense, de forma que todos possam ser multiplicadores da ideia, razão pela qual não se pode mais admitir que maior o reservatório do município, perda tanta agua de forma exagerada. “Estimular o uso consciente da água é um dos grandes desafios de toda a população massapeense. Queremos ampliar o combate de desperdício através do trabalho educativo. Por isso, o COMSEA está abrindo um leque de discussão com a sociedade, para tentarmos evitar que as comportas do Ipaguassu-Mirim sejam abertas diariamente”, explica a presidente. 

Já o jovem Luiz Carlos, representante de um dos movimentos sociais, falou da importância da principal fonte de vida, essencial para todas as espécies. “Agua é o nosso bem maior, um tesouro que infelizmente está sendo desperdiçado, porque falta conscientização nas pessoas. Nós não podemos passar o que vem acontecendo em São Paulo, onde a população recebe água racionada uma vez por dia. Além do nosso consumo, e diante da escassez, não podemos admitir que o açude Acaraú-Mirim esteja abastecendo 12 municípios da nossa região. Para que isso não afete nossas vidas é necessario tomarmos algumas providências, e uma delas é pedir o apoio de todos a levarem este abaixo-assinado aos familiares de vocês, aos bairros e às comunidades", ressaltou.

O site Massapê Indo e Voltando teve acesso ao ao documento, cujo assunto é assim expressado:

TENHA UM PINGO DE CONSCIÊNCIA

Nós abaixo-assinados, usuários do Açude Acaraú-Mirim, considerando que:
Devido aos efeitos da falta de chuva e consequetemente à escassez de água, o nível do Açude Acaraú-Mirim encontra-se numa situação de extrema escassez;
Os múltiplos usos do Açude Acaraú-Mirim encontra-se extremamente prejudicados devido a quantidade e à qualidade da água, principalmente o abastecimento humano, uso prioritário conforme a Lei Nº 9433 - Política Nacional de Recursos Hídricos;
A comporta que abastece a população de jusante encontra-se aberta 24 horas por dia, 7 vezes na semana, 365 dias ao ano, um grande desperdício de água. Os canais de captação de água para a população de jusante encontram-se danificado, obstruídos, além de barramentos irregulares, o que prejudica à agua chegar a todos.
Exigimos,
Providências imediatas, para redução e/ou paralisação imediata da liberação d'água na galeria ou abertura das comportas, apenas aos fins de semana;
A recuperação dos canais para que as perdas de águas sejam diminuídas;
Projetos de melhorias da qualidade da água, de sensibilização quanto ao uso racional da água e de educação ambiental no entorno do açude.
Fiscalizar os usos múltiplos e irregulares no entorno do açude, entre eles: lavagem de roupas, animais, veículos, além de lançamento de esgoto e lixo, desmatamento, ocupação desordenadas das margens, etc. 

Veja algumas imagens feitas pelo nosso site

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário