QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



17 de março de 2019

RISCO DE ROMPIMENTO DE AÇUDE FAZ MORADORES DE UBAJARA SEREM EVACUADOS


17/03 - Após as fortes chuvas em Ubajara, o açude Granjeiro ganhou recarga e, por conta do grande volume de água, parte da parede do reservatório cedeu, formou uma grande cratera.

Com isso, famílias que moram na zona rural de Ubajara, no Ceará, foram evacuadas, na noite de sábado (16), devido ao risco de rompimento da barragem do açude Granjeiro. Cerca de 2 mil pessoas moram no entorno.

A decisão foi tomada após reunião entre técnicos da Defesa Civil, Comitê de Bacias, Companhia de Gestão e Recursos Hídricos, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Agência Nacional de Águas (ANA).

A evacuação foi iniciada na noite de sábado, com apoio de ônibus de prefeituras da região. Polícia, Corpo de Bombeiros e ambulâncias também foram mobilizados. Segundo o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, a operação é preventiva.

“O risco de rompimento é mínimo, mas existe. O trabalho é altamente preventivo, para prevenir que aconteça o pior, embora o risco seja baixo”, explica o prefeito. “Foram instaladas réguas para a gente monitorar a altura e o nível da água”, acrescenta. 

A previsão é de que o processo seja concluído até terça-feira (19).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário