QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



8 de outubro de 2010

BLOG VISITA GALERIA DE ARTES E ANTIQUÁRIO

O blog ‘Massapê Indo e Voltando’, visitou a Galeria de Artes e Antiquário, situada na Travessa José Amâncio, 667, onde o artista, filho de Massapê, expõe seus trabalhos de artes plásticas, pinturas e esculturas da Arte Antiga e Contemporânea.

Desde criança, já aos oito anos de idade, Raimundo Ferreira Sousa o “Ferreirinha”, tinha um sonho de infância, o dom de realizar trabalhos com desenhos, pinturas e escultura em cerâmica, madeiras com peças utilitárias e artísticas.

O estilo principal do artista é trabalhar com a natureza morta, ou seja, apresenta suas artes com material 100% reciclado de peças que carregam séculos na nossa história.

O espaço funciona com um acervo de obras de pintura, gravuras e desenhos que visa à promoção e execução de artes culturais que combinam com grande harmonia, tendo como denominador comum o rigor e autenticidade na escolha criteriosa de peças que se diferenciem pela qualidade e originalidade.

GALERIA DE ARTES

Têm mais de 100(cem) esculturas de autoria própria de peças de cinco centímetros até três metros de comprimentos, reproduzindo à fauna brasileira como a orca (popularmente conhecida como baleia-assassina, entre mãe e filha), o grande tubarão branco, polvos, animais pré-históricos e o grande dinossauro, dentre outros.

ANTIQUÁRIO

É composto por mais de 80 itens, como a vitrola Phillips e a valise 007(vitrola toca-fitas e rádios). Cheguei a ouvir rádios do exterior.

Lá, você encontra o verdadeiro rádio da marca motor-rádio, fabricado na década de 60, que era o grande sonho de consumo das pessoas, a máquina de costura à manivela, o ferro de passar à brasa, a máquina fotográfica da marca Yashica, a máquina de datilografia, baús e malas antiquíssimos.

Estudantes e professores podem, ainda, encontrar edições históricas do Jornal Atuação, escritas por Rômulo e Jáder Soares da década de 80. Li belas matérias, e vi determinadas figuras proeminentes da nossa política local e estadual. Quanta mudança!

BIBLIOTECA

A galeria dispõe de uma minibiblioteca denominada educador Roberto Carneiro Frota com mais de 1.000 livros(didáticos e literários).

ORATÓRIO

A Galeria apresenta um espaço religioso, que leva o nome de Mons. João Batista Frota, denominado oratório Nossa Senhora dos Navegantes.

O alpendre mestre Oscar, maneiro pau, resgata as músicas de rodas, por exemplo o leruá(músicas do Brasil colonial e império, trazidas pelos escravos africanos).

O corredor artístico Terezinha Azevedo Aguiar expõe variadas peças reproduzindo a Era Jurássica.

Destaque também para o Memorial Expedito Ferreira, pai do artista, que expõe os cartazes do famoso e tradicional “Chitão dos Pobres” – festa junina anual que faz parte integrante do calendário festivo de Massapê, uma tradição repassada de pai para filho, fundador Expedito Ferreira(“Expedito Galinha D’água”).

O último trabalho do artista, é a reprodução do Cristo Redentor, uma escultura feita em madeira medindo 2mts e 66cm de altura, 1mt e 40 de diâmetro, 2mts e 10 de envergadura, pesando 130kgs. A imagem está em leilão virtual com lance mínimo de dez mil reais.

A galeria dispõe do projeto AMI(Aula Múltipla Itinerante), que consiste no projeto pedagógico e educacional, voltado para os alunos da rede pública de ensino fundamental do município de Massapê e cidades circunvizinhas.

O blog ouviu do artista: “faz tempo, Aldênis, que enviei o projeto para o prefeito de Massapê no sentido de obter uma ajuda financeira e infelizmente nenhuma resposta foi dada”, comentou.

Como se vê, a cultura de Massapê não é levada a sério. Nesta cidade, muitos artistas estão no anomimato e os que despontam e são conhecidos não são reconhecidos pelo poder público municipal.

A galeria de artes do “Ferreirinha” não é denominada como um museu. Mais um museu começa assim: os primeiros passos, os dotes artísticos começam com uma galeria e um antiquário. Pena que o “Ferrerinha” não receba, sequer, uma pequena parcela de ajuda dos atuais administradores.

A galeria de Artes e Antiquário funciona em sua residência, com recursos próprios e com muito esforço e luta do artista.

A visitação poderá ser agendada pelo telefone celular (88) 9662-5302, com um grupo, no máximo, de 15 alunos monitorado por professores.

















































Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário