QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



31 de julho de 2019

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA 62ª FASE DA LAVA JATO E PRINCIPAL ALVO É UMA EMPRESA DE BEBIDAS


31.07.2019 - A Polícia Federal (PF), em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta 4ª feira (31.jul) a 62ª fase da Lava Jato, operação batizada de “Rock City”. O principal alvo é o Grupo Petrópolis, que produz cervejas e outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Cerca de 120 policiais federais cumpriram 1 mandado de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão em 15 diferentes municípios. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

A suspeita é de que empresas relacionadas à construtora realizavam transferências ilegais para offshores do Grupo Petrópolis, que disponibilizava dinheiro em espécie no Brasil para doações eleitorais e para o pagamento de propinas a funcionários públicos da Petrobras e da administração pública brasileira e estrangeira.

Ainda segundo a PF, 1 dos executivos da Odebrecht afirmou em delação premiada que utilizava o grupo para realizar doações de campanha para políticos no período de outubro de 2008 a junho de 2014. A ação teria resultado em dívida de R$ 120 milhões da Odebrecht com a Petrópolis. Para compensar, a construtora investia em negócios do grupo.

O grupo também é investigado por lavagem de dinheiro. Um dos executivos da Petrópolis teria apresentado, em 2017, declaração falsa de que esse dinheiro era oriundo de atividades lícitas –a regularização teria sido feita por meio do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária. Os valores chegaram a mais de R$ 1,3 bilhão.

Há indícios, porém, de que irrregularidades no processo. O dinheiro não poderia ser regularizado em razão da suspeita de que os valores seriam provenientes da prática de caixa 2 na empresa. As informações é de que havia “1 sofisticado esquema de sonegação tributária” que contava com a burla de medidores de produção de cerveja, que era vendida a pequenos comerciantes em espécie –sendo esses valores entregues a executivos da Odebrecht. 

Foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde serão interrogados.
Poder 360
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário