QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



29 de julho de 2019

OS PROBLEMAS DE PEGAR DINHEIRO EMPRESTADO DE AGIOTAS


29.07.2019 - Emergências podem acontecer com qualquer pessoa e, muitas vezes, acabam aparecendo justamente quando estamos sem dinheiro para resolvê-las. Nessas horas, muitas pessoas ficam desesperadas e acabam recorrendo a algumas alternativas arriscadas para conseguir sair do sufoco, como fazer empréstimo com agiota. De imediato, pode parecer um bom negócio, mas é bom ficar atento. A Simplic separou cinco dos principais motivos para passar longe dessa alternativa. Confira e entenda melhor.

AFINAL, O QUE É AGIOTA?
Agiota é uma pessoa que oferece um empréstimo sem ter uma empresa legalizada, como um banco ou correspondente bancário, por exemplo. Ou seja, ele não segue as regras e está cometendo um crime. Justamente por não estar dentro da lei, geralmente eles fazem ofertas que parecem tentadoras, como a dinheiro rápido na mão sem a necessidade de comprovação de renda, documentos ou assinar um contrato.

Geralmente são alvo de agiotas aquelas pessoas que estão realmente em situações difíceis, como endividados, e precisam de uma quantia com urgência. Por estarem inadimplentes, essas pessoas muitas vezes não têm nem como recorrer a um banco tradicional, já que a maioria não concede empréstimo para quem tem nome sujo. Apesar de parecer uma alternativa, saiba que isso pode sair caro, além de ser extremamente perigoso.

OS RISCOS DE PEGAR EMPRÉSTIMO COM AGIOTAS
Agora que você já entendeu como funciona, é importante saber que essa prática é muito arriscada e pode uma dor de cabeça ainda maior a você. Conheça os riscos e passe longe desse tipo de oferta:

É CRIME
Como já dissemos, essa prática é ilegal. Aproveitando-se da situação difícil de algumas pessoas, os agiotas usam o empréstimo para enriquecer ilicitamente, pois cobram taxas de juros mais altas do que permitido por lei. A atividade constitui crime contra a economia popular, com pena de seis meses até 2 anos de prisão. Além disso, também vai contra o Sistema Financeiro Nacional, pois faz a operação sem a autorização do Banco Central. Essa infração tem pena de 2 a 8 anos de prisão e multa.

OS JUROS SÃO ALTÍSSIMOS
Agiotas chegam a cobrar 40% de juros ao mês para emprestar o dinheiro. Como o valor é muito alto, fica difícil que alguém saia da dívida e, com isso, eles acabam pressionando para fazer outras renegociações que serão desvantajosas para você, além de muito arriscadas.

POR NÃO ESTAREM DENTRO DA LEI, NÃO SEGUEM REGRAS
Se você se sentir lesado, não terá a quem recorrer, uma vez que a atividade não é legalizada, não tem contratos ou regulamentações. Ou seja, sem Procon ou Banco Central para ajudar em caso de emergências. Você corre o risco até de ter um bem tomado por um atraso, pagar sua pendência e o agiota não devolvê-lo novamente.

GARANTIAS
Agiotas podem até não pedir uma comprovação de renda no papel, mas certamente pedirá um bem como garantia. E geralmente o valor é muito maior do que o empréstimo que você tomou, como um veículo ou imóvel, por exemplo. Como os juros são altos, caso acabe se apertando para pagar, pode perder para sempre o que levou anos para conquistar. Além disso, alguns ainda ficam com seus cartões e até documentos até que a dívida seja paga.

COBRANÇAS
Outro grande risco que quem pede um empréstimo para um agiota corre é, em caso de atraso no pagamento, sofrer ameaças, perseguição e até agressão. Eles usam do medo para tentar extorquir quem está devendo. E, novamente, por não ser uma atividade lícita, algumas pessoas têm receio de buscar a ajuda da polícia.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário