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1 de abril de 2018

IGREJAS INVESTEM EM TECNOLOGIA, MARKETING CATÓLICO E REDES SOCIAIS

01/04 - A preocupação de padres e colaboradores com a tecnologia começa a ficar evidente, pelo menos entre a comunidade católica, em 2010. A crença é que ela reunirá fiéis distantes, fidelizará os já frequentes, sensibilizará os jovens. No caso do Bonfim, o uso do aplicativo de mensagens é apenas um sinal de que basílica têm incorporado a tecnologia no dia a dia. E de que a igreja de 264 anos quer não só envelhecer bem, como se manter jovem, pop, indiferente ao peso da idade. Tem conseguido.

O resultado é uma máquina católica de inovação: já são 11 aplicativos lançados - entre eles, um de realidade aumentada. E um estouro nas redes sociais digitais: apenas do Facebook, a página do santuário tem 73,3 mil curtidas.

O sucesso deve muito ao pioneirismo, já que o santuário inaugurou precocemente a prática do marketing dentro das igrejas, em 1999. “Naquela época, a própria congregação não entendia como isso poderia acontecer. Depois, entendeu-se que utilizamos o marketing de maneira muito sustentável, para divulgar a doutrina da igreja”, lembra a gerente de Marketing Solange Parron. Além dos aplicativos, das redes sociais e do site, o santuário possui uma rádio interna, sistemas de som e câmeras distribuídas nos 143 mil m² de área do pólo religioso.

Tecnologia ajuda a reduzir despesas
No lugar dos folhetos de missa e ao lado de imagens de Jesus e Nossa Senhora, está uma presença pouco convencional. Quase como esquecido, está um objeto que destoaria na maioria das igrejas. Mas, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep, faz todo sentido: é por meio da tela de projeção que surgem os slides com as orações do dia e as letras das canções, para espanto dos desavisados.

A novidade chegou em 2014, uma questão de adequação à tecnologia para a jovem paróquia de 34 anos. “Nosso mundo é midiático e, sem ferir a doutrina da igreja, precisamos juntar a religião à mídia para as pessoas interagirem mais”, conta o padre Valter Ruy. O pároco acredita que a mudança do analógico para o digital empolga os fiéis a participarem: orarem as rezas, cantarem as músicas.

No dia 18 de março, a primeira mudança: é lançado o site da igreja, com informações sobre a basílica, trechos das liturgias diárias e um tour virtual no local. O próprio ato de acender uma vela foi transformado pela novidade. Como já ocorria no Bonfim e em Aparecida, desde então, se tornou possível acender uma vela de oração sem precisar se deslocar até a igreja. Basta se cadastrar no site da basílica, clicar na opção “vela virtual” e mentalizar os pedidos ou agradecimentos. Amém. 
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