QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



10 de setembro de 2014

ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI, DEPUTADO PROPÕE DISCIPLINA SOBRE AUTORES CEARENSES NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Um projeto do deputado Wellington Landim, em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, propõe incluir na grade curricular das escolas estaduais, a disciplina “Conhecimento e Estudo dos Autores Cearenses”. O projeto de lei n° 78/14 foi lido na sessão plenária da terça-feira, 9.
Na justificativa do projeto, o deputado destaca fatos relevantes na história da literatura cearense como a criação do movimento de caráter vanguardista, conhecido como Padaria Espiritual, anos antes da Semana de Arte Moderna de 1922; e o ingresso da escritora Rachel de Queiroz na Academia Brasileira de Letras, primeira mulher entre seus titulares.


“Por isso, nos espanta que essa nossa predominância na arte de escrever e produzir literatura de qualidade venha sofrendo um certo arrefecimento no apoio dos poderes públicos, privando as novas gerações de conhecer de perto e verdadeiramente os autores cearenses, alguns já quase esquecidos por não serem mais editados”, diz Landim na justificativa.

Ele cita ainda a modificação causada nos vestibulares com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que causou a eliminição da lista de livros obrigatórios estabelecida pela Universidade Federal do Ceará.

“Para evitar que os novos cearenses, que hoje cursam as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atravessem sua infância e juventude sem conhecer os autores nativos, urge que o Estado inclua na grade curricular da Escola Pública a obrigatoriedade da disciplina Literatura Cearense”, frisa.
Informações em O Povo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário