QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



14 de janeiro de 2012

BECCO DO COTOVELO DE SOBRAL: UMA HISTÓRIA VIVA


A cidade de Sobral, conhecida como Princesa do Norte, é reconhecida por diversos motivos. Pelo calor, pela comparação com os Estados Unidos da América e por ter sido palco da comprovação da Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein.

Atualmente, cresce e se posiciona entre as demais como cidade acadêmica, devido ao grande número de universidades que foram surgindo ao longo dos últimos cinco anos, trazendo estudantes de outros estados que dão novo vigor e perspectiva de crescimento à região.

É a quinta cidade mais povoada do Ceará, sendo a segunda maior do Interior do Estado. No campo cultural, se destaca pelo Museu do Eclipse, Museu Dom José e Madi. A Casa de Cultura é outro espaço que oferece arte e conhecimento à população, assim como a Biblioteca Municipal e o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, que atende a cerca de três mil alunos.

No Centro, está localizado o Becco do Cotovelo. Seu nome se deve a uma lei municipal e, como sugere, lembra a forma de um cotovelo. O local possui 169 anos e reúne todos aqueles que querem saber dos últimos acontecimentos e novidades de Sobral.

Quem vê tamanho movimento não imagina que, inicialmente, o Becco era apenas uma ruela criada para facilitar o acesso de pedestres entre duas movimentadas ruas.
Nos 5,32 metros de largura e 72,90 metros de extensão, estão fixados cerca de vinte estabelecimentos e aproximadamente sessenta trabalhadores. Os serviços oferecidos atraem pessoas de todas as idades. O salão de beleza Cometa disponibiliza jornais para leitura e é o estabelecimento mais moderno do Becco. A antiga livraria Zé Osmar, atualmente Max Livros, é de total movimento.

Os pequenos chaveiros, espalhados por todo o corredor, são apertados, mas nunca estão vazios. Já as lojas de fotografia Mistral e Focus Estúdio trazem equipamentos e recintos modernos que se contrastam com as azuis e frágeis bancas facilmente encontradas pelo local, onde são vendidas loterias para aqueles que já fazem planos com o dinheiro que porventura possam, então, ganhar.

O Café Jaibaras ou, simplesmente, o Café do Seu Expedito, faça chuva ou faça sol, é o lugar mais lotado e conhecido do Becco do Cotovelo. A ausência de cadeiras no balcão facilita o movimento e a formação das rodas de conversa. A lista de serviços no Becco continua com lanchonetes, bares e vendedores ambulantes que fazem do corredor um espaço útil para a população.

Reforma

Depois de anos sem passar por reparações, em 1999, o Becco do Cotovelo recebeu uma reforma completa na estrutura. O piso, antes escorregadio, foi trocado por um antiderrapante, sete estruturas metálicas foram instaladas pelo corredor e todas as lojas foram pintadas.

Após reformado, se tornou mais aconchegante e estruturado, tanto para os visitantes, quanto para os que lá trabalham, permitindo uma melhor acomodação por toda sua extensão e convidando os passantes a preencher lugares antes não ocupados.

O formato obedeceu aos moldes do arquiteto Fausto Nilo, autor dos projetos da Praça do Ferreira e da Ponte Metálica de Fortaleza.

O professor Modesto Siebra Coelho registrou em seu livro "De Sobral ao Global", todo o burburinho pelo qual passou o Becco na época de sua reforma. Populares chegaram a afirmar que a obra no Becco iria tirar a identidade do local, mas, segundo o professor, é importante reconhecer a necessidade da estética urbana e que, além de uma boa infraestrutura, as cidades precisam de embelezamento. Sobre o prefeito da época, Cid Gomes, Modesto Siebra afirma no livro que as mudanças operadas no Becco foram feitas "sob legitimidade vinda das urnas e respaldo de coalizão de partidos de todas as cores".

Na ocasião, também foi lançado o slogan, que, segundo a imprensa, local e frequentadores, traduz o espaço público: "Podem falar de bem, podem falar de mal, só não pode é deixar de falar no Becco".

Espaço Público

Por ocupar um lugar central na cidade, contribuir para a construção da "sobralidade", o Becco do Cotovelo é um local que oferece múltiplos serviços e onde importantes atividades sociais, culturais e políticas são exercidas.

Segundo o historiador sobralense Denis Melo, o espaço público é elemento constitutivo das relações de poder que atravessam toda e qualquer sociedade. Sendo espaço por excelência de exposição, confronto e exigência dos mais variados direitos e contribuindo de forma sólida e positiva para a aproximação entre a cidade e a cidadania. "Porém, é sempre bom refletir se o público realmente abrange a todos e não somente a uma elite", considera o historiador.

Nilson Almino de Freitas, em seu livro "Sobral, opulência e tradição", afirma que o reconhecimento do local como "Corredor Cultural" tende a legitimar a imagem do mesmo como difusor de padrões culturais diversos.

Outra face

Numa época dominada pela violência e tecnologia, em que espaços de encontros sociais estão sendo engolidos pela insegurança e grandes empreendimentos imobiliários, o Becco se mostra simples e se posiciona como um ambiente de todos; frequentadores, trabalhadores e amantes do lugar, que se esforçam, há anos, para preservar e manter sua tradição e identidade.

SAIBA MAIS

Frequentador assíduo do corredor, o poeta Tomaz de Lima escreveu versos que traduzem a riqueza do local, afirmando que o Becco é o coração da cidade, onde pulsa vida, diversidade e conhecimento.

"O nosso corpo possui um órgão emocional/Esse órgão é o coração/Onde tudo é natural/É o Becco do Cotovelo/É o coração de Sobral/Por essa artéria gravitam/As novidades do dia/O padre, o médico e o político falam sua teoria/Malandros derramam gírias/Poeta faz poesia/No Becco existe de tudo para o plebe o escol/Cabeleireiro, engraxate, papo, conversa, farol/Onde a vida está presente do nascer ao pôr do sol/Há cambistas, há livreiros, discos, revistas, jornais/Café que nem o Jaibaras, lanchonetes sociais/Tem mais coisas e riquezas/Enfim, na nossa Princesa, este Becco é bom demais".
____________________________________________________________________________
Fonte: DN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário