QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



14 de outubro de 2011

ESCOLHA PARA O CARGO DE CONSELHEIROS TUTELARES PODERÁ SER VIA ELEIÇÃO DIRETA.


Conforme li na internet, está tramitando no Senado um Projeto de Lei que prevê a unificação das normas para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. A idéia é de autoria da senadora Lídice da Mata(PSB-BA).

De acordo com a proposta, todos os municípios seriam obrigados a realizar eleições diretas em um único dia em todo o País.

O objetivo da parlamentar é organizar a composição dos órgãos nacionalmente e melhorar a proteção à criança e ao adolescente.

Atualmente, como se sabe, a escolha dos representantes não segue uma regra única, cada unidade federativa define o processo de seleção que pode ser uma prova, indicação do prefeito, do vereador do cabo eleitoral e até mesmo, em alguns casos, eleição direta.

Aqui, na cidade, por exemplo, eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar conta com a influência direta de políticos, inclusive já virou caso de polícia; como também já foi fonte de notícia aqui no blog, onde um conselheiro fez severas críticas à forma de trabalho praticada no CMDCA de Massapê. 

A parlamentar baiana está coberta de razão. A unificação dessa escolha evitará o aparelhamento político dos Conselhos e a ocupação do Cargo por pessoas que não tenham nenhuma ligação ou conhecimento das políticas voltadas para a proteção da criança e do adolescente.

Conforme figura no projeto, o pleito seria realizado no ano seguinte ao das eleições dos governadores. O Texto propõe também que os eleitos passem por um processo contínuo de capacitação que ficará sob a responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA).  

Os nomeados terão direito a Previdência Social, férias e descanso semanal remunerado, 13º Salário e licença à gestante ou paternidade. O Projeto prevê penalidades para as autoridades que não proverem as condições necessárias ao funcionamento dos órgãos, que pode acarretar em multa até perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário