QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



19 de outubro de 2011

DENÚNCIA: DEPUTADO PÕE EM CHEQUE A CREDIBILIDADE DO TRE-CE, QUE REAGE ÀS ACUSAÇÕES


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará reagiu por meio de nota ao pronunciamento do deputado Fernando Hugo (PSDB) proferido na última quinta-feira, no qual o tucano, comentando a cassação de 18 prefeitos cearenses, questionou a isonomia do tribunal pelo fato de que entre os punidos não há nenhum chefe de Prefeitura de médio ou grande porte. “Só comete crime eleitoral Prefeitura de município pobre?”, perguntou o deputado.

Hugo também colocou sob suspeição as decisões do Tribunal, afirmando que não há coerência entre os julgamentos e que as sentenças parecem corresponder à força econômica de cada município. “O TRE é uma esculhambação. Já vi caso em que a corte derrubou um recurso por seis a zero, e, dias depois, a mesma corte aceita a apelação do mesmo recurso pelo mesmo placar”. 

Os prefeitos afastados pelo TRE cearense foram condenados, na maior parte dos casos, por crime eleitoral ou improbidade administrativa. “E a maioria já foi readmitida na administração por liminares e procedimentos jurídicos que deixam dúvidas imensas. Peço ao TRE e ao Tribunal de Justiça que cassem os mandatos dos pequeninos, mas que tenham a mesma equanimidade de decisão para as prefeituras de grande porte, inclusive a da capital cearense”, disse Hugo.

Zelo e seriedade
Na nota, divulgada ontem, o TRE cearense afirma que “seus servidores e juízes trabalham com extremo zelo e seriedade no trâmite de todos os processos que passam pela Corte. Além do respeito aos prazos dos recursos interpostos pelos advogados, a Corte do TRE julga rigorosamente com base na legislação eleitoral, como não poderia deixar de ser”.

“O Tribunal Regional Eleitoral refuta, portanto, qualquer insinuação maliciosa que parta, principalmente, de quem tem a responsabilidade de representar o povo no Parlamento e que, assim agindo, coloca em dúvida o modelo democrático e as suas instituições, que pressupõem o respeito mútuo e a independência entre os Poderes. Por isso, o TRE lamenta as recentes declarações do deputado estadual Fernando Hugo, que, em discurso no Plenário da Assembleia Legislativa questiona as decisões da Corte.”. Com informações no jornal o Estado-Ce, você pode acompanhar mais detalhes desta notícia.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário