QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



14 de abril de 2011

PSD: UM PARTIDO QUE (RE)COMEÇA GRANDE


A partir de hoje, o Partido Social Democrático é um novo marco na história partidária do  Pais. Apesar de novo, já leva na sua bagagem 32 deputados, cinco vice-governadores, dois senadores e um governador.

Sob pressão de governadores tucanos, entre eles o de São Paulo, do DEM, PPS e inclusive do PSDB assinaram, simbolicamente, a ficha de filiação ao novo partido.

Teoricamente, é um partido independente. No entanto, cientistas políticos (li ontem) falam que a nova sigla dará apoio político e administrativo à presidente Dilma.

Ao que se sabe, em breve, o PSD também será fundado em Massapê por uma plêiade de amigos e alguns políticos que preferimos não declinar nomes.
 
ADENDO: Partido Social Democrático (PSD) foi um partido político brasileiro fundado em 17 de julho de 1945 e extinto pela ditadura militar, pelo  Ato Institucional Número Dois (AI-2), em 27 de outubro de 1965.  Foi formado sob os auspícios de Getúlio Vargas, reunindo antigos interventores do governo federal nos estados.
Entre 1945 e 1964, junto com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), formava o bloco pró-getulista da política brasileira, em oposição à União Democrática Nacional (UDN), antigetulista. Durante sua existência, foi o partido majoritário na Câmara dos Deputados, tendo eleito dois presidentes da República: Eunício Gaspar Dutra, em 1945, Juscelino Kubitschek, em 1955.
Após a extinção do PSD, seus membros se dividiram: uns foram para o Movimento Democrático Brasileiro(MDB) (MDB), único partido de oposição à ditadura permitido após a instituição do bipartidarismo com o AI-2; outros ingressaram na Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido que apoiava o regime instalado em 1964.
Em 2011, foi fundado o homônimo Partido Social Democrático , criado a partir de políticos dissidentes do partido Democrata, Partido Progressista, entre outros, que foram encabeçados pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Fonte: Wikipédia
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário