QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



4 de abril de 2011

ACUADOS, REFÉNS DO MOSQUITO

Temos acompanhado diversos casos confirmados de pessoas doentes com a dengue, entre cidadãos simples e mais abastados, aqui em Massapê.
  
A cidade continua fora de controle e enquadrada entre os municípios cearenses com altos índices de infestação da larva do mosquito, superando 1% o máximo aceito pela Organização Mundial da Saúde(OMS).

Sábado 02/04, por exemplo, o nosso município foi citado na reportagem do Jornal O POVO, intitulada “1.438 casos de dengue confirmados em uma semana no CE”, como um dos Municípios cearenses em alerta total.   

Dados da Secretaria de Saúde do Estado indicam que em apenas uma semana foram confirmados 1.438 casos de dengue no Ceará.

Em termos de números isso significa uma média de 205 ocorrências por dia durante o período e um aumento de 20,935 em relação à estatística anterior, de 6.870 contaminados. Agora, o Estado contabiliza 8.308 pessoas que tiveram uma doença simples de ser evitada. Outros 10.650 registros sob suspeita.

Esperamos ações mais ostensivas no combate à dengue da Secretaria de Saúde de Massapê de forma contínua. A ordem é mobilização, mobilização e mobilização. Trabalhar em forma de mutirão, realizar atividades de prevenção, intensificar as visitas aos bairros, entrar nas casas e se houver resistência por parte do morador, como já aconteceu no centro, denuncia o Ministério Público.

Caso queiram extirpar o mosquito, tem que agir dessa forma. Vai prefeito, vice-prefeito, vereador, agentes de endemias, secretário, entidades de classes, o blogueiro, enfim o povo em geral. Alguém tem que tomar uma atitude, não pode é continuar como desse jeito.
 
População à espera de ações emergentes, não suporta mais! Nesta semana, fiz uma visita no hospital da cidade e fiquei extremamente apreensivo com a quantidade de pessoas doentes com suspeitas de dengue.
Em Sobral, na Santa Casa de Misericórdia, quando chega um paciente de Massapê os enfermeiros/médicos já dizem que a pessoa está com a dengue.

“A dengue é uma doença muito ruim. A gente não leva a sério, mas na nossa cidade alguém tem que tomar providências rápidas. Eu tive dengue e você, Aldênis, está vendo o meu aspecto. Foram dez dias de muito sofrimento e não desejo isso a ninguém”, foi o que revelou a este blogueiro, o amigo “Luizim dos ônibus” como é conhecido.

É abrir o portão para dar de cara com o descaso dos vizinhos. Por causa do acúmulo de lixo a dona Maria de Fátima Silva vive com medo do mosquito e dos comentários de casos de pessoas com a doença. “Não adianta a gente limpar o quintal, varrer a frente de nossas casas, fazer o que é pra fazer e ver esse lixo aí na frente”, reclama a moradora do Alto da Boa Vista que mora perto da “linda” estrada esburacada e enlameada denominada “papai Noel”, conforme você vê nas imagens abaixo.

Quantas das vezes postamos aqui falando do assunto, ouvindo a população,  mostrando as imagens. Ao que me consta, são poucas as ações realizadas pela Secretaria de Saúde no combate à dengue.

Para os altos índices alarmantes e preocupantes citados, inclusive, pelo próprio secretário de saúde e registrado aqui no blog, requer de todos nós trabalho e mais ação.

As imagens a seguir, fotografadas ontem 03/04, pelo blogueiro, são exemplos insofismáveis por que estamos sofrendo com a epidemia de dengue em Massapê. 

Pneus encalhados atrás do estado municipal no bairro Nossa Senhora de Fátima
Pneus em árvore no bairro da Rodagem 

Lixo e água a céu aberto no bairro Corte do Ananás 

Casas tomadas pelo mato e lixo no bairro da Rodagem

Lixo acumulado na Rua Elpídio Marques Costa

Esgoto e lixo no bairro da Baixa

Sacos, latas e lixo perto do campo do CSA-Rodagem

Muito lixo e apelo veemente de uma moradora do bairro da Rodagem

Agua fétida e muito lixo no bairro Alto da Boa Vista

Esgoto a céu aberto, animais e fezes em uma das principais ruas do Alto da Boa Vista

Água preta e fétida na Trav. Alto da Boa Vista, frente à casa do Prudêncio

Sacos, fezes e latas na estrada "papai noel" Alto da Boa Vista

Matagal, água fétida saindo de esgoto no bairro da Baixa

Tambor enferrujado e lixo no muro de residência na Baixa

Correição de responsabilidade do município, no centro, com lixo e pneus

Jumentos em correição e um tanque descoberto com água

Sacos, garrafas, tampas de refrigerantes e muito lixo no bairro N. Senhora de Fátima

Tambor enferrujado jogado ao chão e muito lixo na saída do bairro N. S.de Fátima
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. sou d santana do Acaraú,acho uma falta de vergonha para as autoridades Massapê,a falta de medico no hospital,cadê a saúde que Massapê tanto precisa.

    ResponderExcluir
  2. vou contar um fato que aconteceu no dia 07/04/2011 no hospital de Massapê:sou de Santana e minha irmã trabalha nessa cidade,infeslismente ficou doente com sintoimas da DENGUE foi ate o hospital.Lá não tinha médico,remédio muito menos,sabe o falaram pra ela?se vc quiser esperar,"TALVEZ" o médico venha a tarde.Eu me pergunto:Ele esta sendo pago pra quer,pra tá em casa? Eita autoridades de Massapê QUE VERGONHA,minha irmã com suspeita de Dengue é pegou air e quando chegou no hospital pela manhã vcs mandam esperar,doença não espera pela a boa vontade de ninguém não.Ei secretária de saúde tá na hora de trabalhar.

    ResponderExcluir