QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



28 de novembro de 2013

VOTO ABERTO

O blog Massapê Indo e Voltando acompanhou na última terça-feira, 26, a votação da PEC que acabou com o voto secreto nas sessões de cassação de mandato parlamentar e de vetos presidenciais. Infelizmente, por outro lado, os senadores mantiveram a votação secreta para a eleição de membros da Mesa Diretora da Câmara e Senado.

Caso tivessem mantidos a mesma ideia para votação ao texto original, aprovado na Câmara, em setembro, estendia o fim do voto secreto para assembleias legislativas em todos os estados da federação e também para as câmaras municipais.

Aliás, diga se de passagem, a Câmara Municipal de Santana do Acaraú deve estar entre as raras cidades do pais, que adotaram a ideia do voto aberto. Imagina, se uma decisão dessa tivesse acontecida há uns vinte anos aqui em Massapê? Com certeza, muitos não teriam se confinados ou recebidos muito dinheiro para poderem votar em presidentes de câmaras. Quem dera, um dia possamos vivenciar a democracia em todos os municípios do Brasil.

Ainda bem que a eleição da Câmara de Massapê transcorreu na maior normalidade possível, sem barganha, que pudesse manchar a idoneidade política dos que estiveram participando do processo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário