QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



2 de novembro de 2013

NESTE DOMINGO (03), TEM ECLIPSE SOLAR VISÍVEL NO NORDESTE

Para quem gosta de observar fenômenos naturais no céu, NESTE DOMINDO (03) terá uma oportunidade ímpar de ver o último eclipse do ano. Na verdade , fenômeno começara na capital cearense, às 07h42 e terminará às 10h. O momento ápice do eclipse em Fortaleza será às 08h47, quando o sol estará, entre 40,1% e 40,6% coberto pela sombra da Lua.

Além das regiões do Norte e Nordeste, também vão observar o eclipse parcialmente habitantes do leste das Américas do Norte e Central, do Caribe, Norte da América do Sul, quase toda a África, sul e Europa e o oeste do Oriente Médio.

Já os moradores do Gabão, dos dois Congos, de Uganda, Quênia, Etiópia e Somália, vão visualizar o Sol totalmente encoberto pela sombra do nosso satélite natural.

O que é um eclipse
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e, consequentemente, projetando uma sombra na Terra.

Este último eclipse será híbrido, que é classificado assim quando o Sol é visto totalmente coberto em alguns lugares e com uma formação anular em outros, dependendo da variação da sombra da Lua projetada sobre a Terra.

Um eclipse anular do Sol ocorre quando a Lua não cobre totalmente o Sol, deixando um anel visível ao seu redor.
Colaboração: Nasa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário