QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



5 de setembro de 2019

MP DO GOVERNO GARANTE PENSÃO À CRIANÇAS NASCIDAS COM MICROCEFALIA

05.09.2019 - O governo federal editou nesta quarta-feira (04), a Medida Provisória (MP) que assegura pensão especial por toda a vida para crianças vítimas de microcefalia decorrente do vírus Zika. O benefício será concedido apenas a quem nasceu entre 2015 e 2018, anos de pico da doença no país, e cuja família receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio no valor de 1 salário-mínimo concedido a pessoas de baixa renda.

Para obter a pensão, a pessoa que se enquadrar nos critérios deverá solicitar o benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento vai envolver uma avaliação da condição da criança por meio de perícia médica, que examinará a relação entre a microcefalia e o vírus Zika.

No total, 3,1 mil crianças se enquadram no universo potencial da pensão. A Secretaria da Saúde confirmou 96 casos de microcefalia no Ceará em 2016, mas o número total de notificações chegou a 409 casos. O objetivo é que a pensão possa servir como substituto do BPC, permitindo que os pais de crianças nessas condições possam trabalhar sem perder o apoio do Estado.

Até então, para fazer jus ao BPC os pais deveriam estar na faixa de renda de até 25% do salário-mínimo. Além disso, se conseguissem um emprego, sairiam desta faixa e deixariam de receber o benefício. Com a medida, as pessoas hoje inscritas nesse auxílio e que atendem aos critérios estabelecidos no texto podem manter a pensão especial e procurar uma vaga no mercado sem o risco de ficar sem recurso.
(Agência Brasil)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário