QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



23 de março de 2016

STF TIRA FORÇA DE MORO E JUIZ NÃO PODE MAIS INVESTIGAR LULA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, deu uma decisão na noite desta terça-feira, 22, que muda as investigações da Operação Lava Jato. Antes, Lula era investigado pela Justiça Federal, em uma operação comandada por Sérgio Moro. Agora, apenas o próprio STF poderá dar decisões sobre como o ex-presidente será investigado. 

Uma das suspeitas de Moro é que empreiteiras davam agrados para o político, fazendo favores para depois serem favorecidas com informações especiais, que as ajudavam a fechar contratos milionários com o governo federal. 

Apesar de passar as investigações para uma instância maior, Teori não derrubou a decisão de seu colega, o Ministro Gilmar Mendes, que tirou de Lula o cargo de Ministro da Casa Civil por tempo indeterminado. Na decisão de Gilmar, o representante do Supremo havia anunciado que as investigações continuassem com Sérgio Moro. 

Outra parte importante da decisão de Teori é que o governo acaba sendo beneficiado, pois as conversas gravadas ente Lula e Dilma, autorizadas pela justiça, podem agora ficar de fora do processo que investiga o ex-presidente. Inicialmente, a Procuradoria Geral da República vai analisar se houve ou não alguma atitude criminosa de Dilma Rousseff e de outras pessoas flagradas no grampo. Depois da análise, o Supremo decide o que será ou não investigado por ele. O STF também fica com a decisão de como as investigações serão divididas. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário