QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



26 de fevereiro de 2016

POR QUE NOSSO NARIZ FICA ENTUPIDO EM UM DOS LADOS?

Respire bem fundo agora! Mesmo que você não esteja com uma das narinas entupidas, provavelmente vai notar que entra mais ar por um do lado do que do outro do nariz. Isso acontece durante todo do dia e você nem nota.
Nosso nariz está sempre trabalhando, afinal não podemos ficar sem ar. Mas nem por isso ele está sempre funcionando a pleno vapor. O nariz é controlado pelo sistema autônomo, que é o mesmo sistema que controla o coração, digestão e outros processos de nosso corpo que funcionam sem que tenhamos que pensar neles.


No nariz, a coisa é exatamente do mesmo jeito. Nossas duas narinas quase nunca estão completamente abertas ao mesmo tempo. A cada três ou seis horas, uma das narinas entra em um estado de repouso enquanto a outra se abre plenamente para permitir a entrada de mais ar e isso tem lá seus motivos funcionais.

Esse fecha a abre, segundo um estudo publicado na US National Library of Medicine, serve para nos ajudar a cheirar melhor as coisas a nossa volta. Alguns cheiros são melhores captados quando o ar passa rapidamente e outros cheiros são melhores detectados quando o ar passa mais devagar, com uma das narinas menos aberta do que a outra, os cheiros são melhores captados no geral.

Outro bom motivo para que uma das narinas fique um pouco mais entupida do que a outra é para protegê-la de danos. Se as duas narinas ficassem totalmente abertas o tempo todo, os pelos delas poderiam ser afetados e o ressecamento poderia machucar o interior do nariz. 
(Minilua)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário