É uma das curiosidades que todos querem
saber, como um objeto tão pesado pode voar? Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a resistência do ar. Para isso, o
avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam
duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um
grande exaustor.
Depois de puxar o ar, as turbinas jogam esse ar
pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar
comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança”
o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.
Vencida a resistência
do ar, é hora de vencer o peso de centenas de toneladas que mantém o avião no solo. Quem
faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima).
A asa mais usada em aviões tem a parte de
cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz uma diferença de velocidade
na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, porque percorre um caminho maior
no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar.
A diferença de velocidade nessa passagem de
ar faz com que a pressão na parte superior da asa seja menor
que a de baixo. Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a
força de empuxo (para cima). E o avião voa!
Para que o piloto possa controlar o ângulo de altura ou descida e controlar a
velocidade do avião, as asas têm pás móveis chamadas flaps, que alteram a
direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim
geram o empuxo do avião.
Por fim, o avião não perde o controle graças à asa que fica
em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o avião em linha
reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movimentado
sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita. (curiosidades.com)
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