QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



19 de agosto de 2020

ASTRÔNOMOS E VOLUNTÁRIOS IDENTIFICAM 100 ANÃS MARRONS BASTANTE FRIAS E PRÓXIMAS AO SOL

 

19 de AGO 2020 - Cientistas cidadãos que fazem parte do projeto Backyard Worlds: Planet 9 ajudam astrônomos profissionais na busca pelo hipotético Planeta 9, que existiria nos confins do Sistema Solar e seria o responsável por influenciar a órbita de pequenos objetos no Cinturão de Kuiper. E, em meio a essa busca, eles acabaram encontrando cerca de 100 anãs marrons próximas do nosso Sol.


Anãs marrons são objetos espaciais mais massivos do que planetas e mais leves do que estrelas, sendo chamados também de "estrelas fracassadas". Assim, com auxílio do observatório W. M. Keck Observatory, no Havaí, o time de pesquisadores descobriu que alguns desses mundos estão entre os mais frios que conhecemos, e que outros têm temperaturas próximas às do nosso planeta. Adam Burgasser, professor de física e co-autor do estudo, se reuniu a pesquisadores do Cool Star Lab para o estudo.


Eles utilizaram o instrumento Near-Infrared Echellette Spectrometer - ou NIRES - do Keck Observatory para buscar as anãs marrons mais difíceis de serem observadas. "Utilizamos o espectro do NIRES para medir a temperatura e os gases presentes nas atmosferas. Cada espectro é uma 'impressão digital' que nos permite diferenciar uma anã marrom fria de outros tipos de estrelas", explica ele. Outras análises foram feitas usando dados obtidos por observatórios como o telescópio espacial Spitzer, da NASA, o Mont Megantic Observatory e o Las Campanas Observatory.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário