A partir desta terça-feira (9), os clientes da operadora Oi que
usarem todo o pacote de internet móvel que foi contratado terão o
serviço de navegação suspenso. A mudança vai valer para clientes
dos planos pré-pago e de controle da operadora. Quem quiser
continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de
dados ou contratar um pacote adicional avulso. Outras operadoras
também vão adotar a mudança no sistema ainda neste ano.
A mudança na cobrança da internet após o fim da franquia foi
adotada inicialmente pela operadora Vivo, em novembro. Antes, quando
o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida,
mas não suspensa. Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliada
ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência
mundial por garantir melhor experiência de navegação aos usuários
de internet móvel.
A partir do dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos
pré-pago e controle também terão a internet bloqueada após
atingirem o limite de dados do plano contratado. Para continuar
navegando, eles poderão adquirir pacotes adicionais de
franquia.
A TIM vai adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo
da franquia somente para os clientes que aderirem à oferta Controle
Whatsapp, que garante envio ilimitado de mensagens por meio do
aplicativo. A operadora diz que continua avaliando as diferentes
possibilidades e não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as
regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de
franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer
alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao
usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.
Ceará Agora
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