QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



3 de dezembro de 2011

TSE APROVA REVISÃO ELEITORAL PARA USO DA BIOMETRIA EM MAIS 37 MUNICÍPIOS


Foi publicado nesta quinta-feira (1º), no Diário da Justiça Eletrônico, o Provimento nº 15 da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), que aprova a revisão eleitoral para uso da biometria em mais 37 municípios brasileiros dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Pernambuco, alcançando cerca de 166 mil eleitores. A medida tem como objetivo habilitar os votantes para serem identificados pelas impressões digitais já nas Eleições 2012. Até o momento, mais de 6,8 milhões de eleitores já foram convocados pela Justiça Eleitoral em 2011 para a revisão biométrica.
O uso da biometria garante mais segurança no momento da identificação do cidadão durante um pleito eleitoral. Isso porque, com a nova tecnologia, um eleitor não pode se passar por outro na hora de votar, já que cada pessoa tem impressões digitais únicas, ou seja, ninguém tem dados biométricos iguais aos de outra pessoa.
A primeira etapa do programa de identificação biométrica do eleitor, iniciada em 2007, permitiu que eleitores de três municípios – Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC – experimentassem a tecnologia para serem identificados na hora de votar.
Em 2011, a segunda etapa, a CGE publicou cinco provimentos que tratam da revisão eleitoral para fins do uso da biometria nas Eleições 2012, determinando a execução da medida em dois Estados completos (Alagoas e Maceió), duas capitais (Curitiba-PR e Goiânia-GO) e 72 municípios dos Estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rondônia e Tocantins. Juntos, esses locais somam cerca de 6,8 milhões de eleitores.
O Tribunal Superior Eleitoral espera atingir a meta de 10 milhões de eleitores aptos a serem identificados pelas digitais já em 2012. E a expectativa da Corte é que, nas eleições gerais de 2018, todos os eleitores do país possam ser identificados biometricamente na hora de votar.
Fonte(TSE) 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário