QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



5 de novembro de 2010

ENTIDADE ESTRANGEIRA PUBLICA RELATÓRIO SOBRE AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA DO POVO DE MASSAPÊ

Você sabia que a Universidade do Arizona, instituição de ensino superior do governo Americano esteve em Massapê desenvolvendo um estudo sobre as condições de vida dos massapeenses. O resultado você desconfia qual foi? Pois é, o massapeense vive em condições desesperadoras, ou seja, vive em péssimas condições de vida. A referida universidade teve como parceira a Universidade Federal do Ceará.

Dentre os responsáveis pela pesquisa da Universidade do Arizona estavam Donald Robert Nelson – Coordenador, Marcelo Theophilo Folhes – Supervisor, Timothy James Finan – Supervisor. Juntamente com os estrangeiros estavam Antônia Clemilda Nunes – Pesquisadora, Francisco José Alves de Castro – Pesquisador, José Wellington Souza da Silva – Pesquisador. Estes da Universidade Federal do Ceará.

O Relatório final com os resultados da pesquisa foi apresentado em abril de 2005. Vale lembrar que se deu logo no inicio do mandato do prefeito atual, bem foi um dos primeiros tomar conhecimento do documento que tinha como objetivo apresentar os resultados e o diagnóstico de priorização dos problemas levantados. A análise geral foi feita de modo a permitir a comparação das localidades, a identificação daquelas mais ou menos carentes de infra-estrutura básica, e o entendimento das causas das situações encontradas.

O “relatório oferece informações-chaves, reunidas em forma de mapas e tabelas, que podem contribuir com o trabalho dos planejadores na difícil tarefa de definir regiões a serem beneficiadas e ações a serem implementadas. Uma das primeiras conclusões que surge da análise das informações é que inúmeras comunidades do município são carentes de necessidades básicas e fundamentais para uma vida segura e saudável”.

No estudo foi mapeado um total de 125 comunidades. Em geral, o público era formado por trabalhadores rurais, professores, donas-de-casa, aposentados, sindicalistas, agentes de saúde, artesãos, pescadores e líderes de associações comunitárias.

Múltiplos problemas foram mencionados pelos participantes durante as Oficinas de Diagnóstico, no entanto as prioridades identificadas pela população incluem especialmente a falta de água potável para o consumo das famílias, a falta de energia elétrica, a falta de assistência de saúde, a falta de telefones públicos, a falta de escolas de boa qualidade, além da falta de estradas adequadas. Cabe ressaltar que os problemas eleitos como prioritários variam no espaço geográfico do município.

O relatório afirma ainda que, das “125 comunidades foram mapeadas em Massapê. Com exceção da sede do município de Massapê, existem 43 comunidades que possuem mais de 20 famílias de residentes, e onde moram 92% da população rural. Deste grupo, apenas as populações de 5 comunidades possuem água tratada, enquanto as populações de 11 comunidades bebem água salobra ou poluída, sendo que as famílias de 8 delas são obrigadas a se deslocar para outras localidades para conseguir água”.

Os dados coletados são estarrecedores, veja as condições de vida dos massapeenses: 
  • 47% do total de famílias usam rotineiramente estradas deterioradas, incluindo a população de 32 das maiores comunidades do município. Para 3 comunidades, onde vivem 43 famílias, não há qualquer acesso via automóvel, a não ser por caminhos ou trilhas estreitas e inseguras, são elas: Sítio Angelim, com 16 famílias; Sítio Cajazeiras, com 12 famílias; e Sítio Estevão, com 15 famílias. 
  • Apenas 6% das famílias de Massapê vivem sem energia. Grande parte delas vivem em 3 das maiores comunidades do município, com 72 famílias.
  • A cidade de Massapê dispõe de um hospital público. No entanto, 87% das comunidades não possuem postos de saúde ou mesmo oferta de serviço médico. Consequentemente, cerca de 3.498 famílias são obrigadas a se deslocar para a sede ou para a vila de Padre Linhares a procura do serviço.
  • Existem 37 escolas no interior do município. Em 13 comunidades podem ser encontradas escolas de ensino fundamental completo, mas 9 comunidades com mais de 20 famílias não possuem escolas. Apenas a sede do município oferece escola com ensino médio. Os filhos de 160 famílias de 13 comunidades estão a mais de 3 km de distância de uma escola de ensino fundamental incompleta; enquanto 70 famílias de 3 comunidades estão a mais de 6 km de uma escola de ensino fundamental completo.
  • O município possui baixo nível de empreendedorismo. As atividades geradoras de renda no município se restringem às atividades agropecuárias (fruticultura, horticultura, apicultura, leite, queijo, castanha de caju), com a exceção do artesanato de palha e da pesca.
O documento deveria ser empregado como uma fonte de referência para o planejamento quando se pretende elaborar uma agenda de desenvolvimento para o município, na qual a própria evolução das idéias sobre desenvolvimento, e tal planejamento deveria ser feito pela prefeitura, contudo, nada se viu, mesmo tendo relevante ferramenta para isso.

Parece que os estrangeiros gostam mais nós, do que aqueles a quem confiamos nossos recursos financeiros, nossos impostos e nossa confiança. É lamentável que respeitada instituição tenha perdido seu tempo, suor e dinheiro para nada em Massapê.

Mesmo que o povo de Massapê não soubesse disso, mesmo assim somos gratos a Universidade do Arizona, apesar de nossas autoridades serem ingratas.
Fonte: blog Adrian Márcio
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário