QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



4 de setembro de 2010

JUSTIÇA ELEITORAL DE MASSAPÊ PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CAMPANHA "ELEIÇÕES LIMPAS - NÃO VENDO MEU VOTO"

A 45ª zona eleitoral compreendendo os municípios de Massapê e Senador Sá promoveu nesta sexta-feira, 03 de setembro, audiência pública da campanha “Eleições Limpas – Não vendo meu voto”.

O evento foi realizado na quadra da Escola Wilebaldo Aguiar, na cidade de Massapê, sob a coordenação da Dra.Vera Lúcia de Souza Saleri, titular da 45º zona Eleitoral.

Estiveram participando do debate o promotor de Justiça, Dr. Irapuan Dionísio Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Massapê, Fernando Antonio Marques, o ex- vereador Mauro Luiz Marques, Aldênis Fernandes, responsável pelo blog ‘Massapê Indo e Voltando’, Ana Geogele, diretora da Escola Wilebaldo Aguiar, professores e estudantes e demais participantes.

Na oportunidade, houve uma explanação sobre os objetivos da campanha pela juiza Maria Vera Lúcia de Souza Saleri, pelo Dr. Promotor de Justiça, Irapuan Dionísio Júnior e pela senhora Valdenis Fernandes, técnica judiciária.

Para quem não sabe, essa campanha parte da constatação de que o eleitor não deve trocar o projeto coletivo por favores individuais. Quando se trabalham com a intermediação, onde os políticos são os despachantes, corremos o risco de trocar um qualquer tipo de benefício pelo voto”, exemplificou a magistrada. Para ela, o voto não pode ser medido por favores pequenos ou grandes, são formas de aliciamentos e por isso citou que tanto é crime a venda quanto a compra de sufrágio, passíveis das penalidades judiciais, inclusive com pena de reclusão.

A magistrada falou, ainda, que a campanha foi encetada no dia 10 de agosto último, através do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, e a Associação dos Magistrados Brasileiros-AMB, com o sentido principal de aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos.

Para isso, a iniciativa prevê a realização de audiências em todas as zonas eleitorais do país. A ideia é que o juiz tenha a oportunidade de falar diretamente com a população e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral.

Pelo que constatei, faltaram ao evento muitos presidentes de partidos, convidados pela juíza, através de Ofício-Circular, como políticos e candidatos, pois o assunto seria de real importância para os mesmos, uma vez que seriam os mais indicados, pela tamanha importância no atual processo eleitoral.

Mesmo assim, houve participação eficaz do corpo discente com muitas perguntas à juíza, ao contrário do docente que não se manifestou em momento algum.

Por isso o blog 'Massapê Indo e Voltando', responsabilizado por Aldênis Fernandes, parabeniza a todos os estudantes que não se intimidaram e deram um show à parte com muitas perguntas.

Exemplo disso foi Ana Naiara Abreu Silva, 16 anos, estudante do 2º ano “C”, residente no distrito de Tangente, que fez diversas perguntas tais como:
- “Já que nós devemos conhecer os candidatos, como podemos conhecê-los se eles aparecem de 4 em 4 anos?"
- “Boca de urna é crime, isso pode dá cadeia e qual o período de punição?”
-“ O candidato que tem o mandato cassado, poderia se candidatar na próxima eleição?”
-“ A que ponto a justiça protege o voto do eleitor, se já aconteceram de muitas vezes, depois do encerramento da votação, sugirem o desaparecimento de urnas, deixando levantar suspeitas?”
-“De que maneira devemos avaliar nossos candidatos?”

Além de Ana Naiara, estudantes da escola Wilebaldo Aguiar dirigiram-se à juíza:
Maria Helena do Nascimento, 18 anos, 1º ano “C” residente da Rua da Lagoa; Raimundo Pedro Justino de Orlando, 17 anos, 3º ano “B” residente no bairro Corte do Ananás; Juliana Cunha de Souza, 14 anos, 1º ano “C” residente no bairro da Santa Úrsula; Joana Carla Celestino,19 anos, 3º ano “A” residente no distrito de Mumbaba de Baixo, entre outros.

Todas às indagações foram respondidas e ao final do evento, a Dra. Ana Vera Lúcia de Souza Saleri fez um apelo aos presentes que não vendesse, não trocasse e nem negociasse seu voto; agradeceu a participação de todos e à diretora Ana Geogele, diretora da Escola Wilebaldo Aguiar.

Pela explanação feita pela juíza, o nosso blog esclarece o seguinte: é um momento que o eleitor não pode esquecer que o seu voto pode mudar a história e o futuro deste país. Procure saber quem são seus candidatos, busque informações adequadas e precisas sobre cada um deles, observem e comparem se o que eles dizem realmente se reflete no que fazem.

Se a cada eleição eles prometem emprego, saúde, educação e indústrias e não cumprem, como aconteceram em várias campanhas passadas aqui em Massapê, dê o seu troco e coloque representantes que possam representar dignamente e honradamente, sejam em campanhas municipais ou estaduais.

Não seja aliciado por essa gente. Não venda seu voto, pois a tentativa de compra de voto por determinados candidatos, pode ocorrer de forma muito sutil, com o oferecimento de um presente, a prestação de um serviço ou mesmo de um favor.

Se você vende ou troca seu voto por qualquer coisa, o seu filho, o seu neto ou qualquer descendente seu ficará sem educação, sem saúde, sem moradia, sem segurança, sem emprego e assim por diante.
Em tempo: Por questões técnicas, as imagens captadas no evento não poderão ser postadas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário