QUINTA, 17 de Outubro 2019: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado

15 de junho de 2010

AMIZADE PESSOAL E POLÍTICA TRINCADAS: PARA TASSO, CID E CIRO NÃO SÃO HOMENS DE PALAVRAS

Tasso: a coragem da família Ferreira Gomes acabou no dia em que Lula(presidente) desembarcou no Ceará(no dia 8 de junho)".

O rompimento do PSDB com o governador Cid Gomes foi confirmado hoje durante encontro de três horas do senador Tasso Jereissati com 45 prefeitos. Tasso aproveitou a reunião para anunciar que até segunda,21, o PSDB estará lançando o candidato do partido ao Governo do Ceará. O instituto Ibope já foi contratado para fazer uma pesquisa com vários cenários eleitorais que vão definir o melhor nome. Há dois fortes candidatos: o deputado estadual Marcos Cals e o empresário Beto Studart.

A conversa de Tasso com os prefeitos retratou os últimos acontecimentos da política cearense. Sem esconder seu sentimento de ter sido traído pelo governador Cid Gomes e também por seu amigo, deputado federal Ciro Gomes, Tasso disse que "a coragem da família Ferreira Gomes acabou no dia em que Lula(presidente) desembarcou no Ceará(no dia 8 de junho)".

Tasso explicou aos prefeitos que procurou Cid Gomes para negociar os termos da aliança eleitoral do PSDB com o PSB. Primeiro, contou Tasso, Cid pediu que aguardássemos o retorno de Ciro do exterior. Depois, sugeriu que esperasse sua volta da Copa do Mundo. Sem uma definição eleitoral e com o tempo passando,
Tasso disse que resolveu cobrar uma decisão do governador Cid Gomes.

Para surpresa de Tasso, segundo contou aos prefeitos, o governador Cid Gomes não atendia as ligações e nem retornava os telefonemas. Constatado esse fato, Tasso afirmou que resolveu telefonar para o seu amigo, deputado federal Ciro Gomes. Mas, o estranho disse Tasso, é que Ciro também não me deu nenhum retorno. "Agora quem manda é o Ivo".

Sem esconder sua revolta, o senador Tasso Jereissati aproveitou a reunião com os prefeitos para fazer um desabafo. Declarou que no momento oportuno irá provar porque " Ciro Gomes não é um homem de palavra". Não quis dar detalhes dessa forte declaração que revela o estremecimento não apenas político mas também pessoal de Tasso e de Ciro Gomes, numa amizade de 24 anos que está trincada pelo que sentiram todos os prefeitos presentes ao escritório do senador .
Fonte: Ceará Agora

MINHA OPINIÃO: A política é mesma dinâmica, como dizia Gonzaga Mota. Sei mesmo que o campo político é o lugar em que se geram análises, comentários, conceitos, acontecimentos, controvérsias, uniões e separações entre os quais os cidadãos comuns, não entendem os porquês de tantas incógnitas no cenário político.

Certa vez, disse em uma das centenas de comentários e postagens aqui no blog: Na política, o amigo passa a ser inimigo; o inimigo passa a ser amigo.

O amigo a nos carregar nos braços, hoje, é o mesmo que, amanhã, pode nos enforcar no dobrar da esquina.

Muitos não esperavam, mas em diversas conversas sobre o assunto em análise, sempre disse que Cid e Ivo não eram chegados a Tasso Jereissati. Quem gosta de Tasso, é Ciro! Mas com as declarações de Tasso, a coisa deverá mudar.

Entre os mais diversos amigos que tratei deste assunto, destaco o grande amigo José Wilson do Salgadinho.

Ao que parece, essa amizade vai ficar bastante abalada e estremecida. Para muitos, era difícil que Tasso, Cid e Ciro tomassem rumos opostos no campo político, tornou-se real.

Está rompida a aliança que durante décadas alimentavam a familia Ferreira Gomes com Tasso Jereissati.

A partir de agora, o cenário político-eleitoral em muitos municipios cearenses vai ser outro, inclusive aqui em Massapê.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário